Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 25 de junho de 2019

AEPGA cancelou o Festival Itinerante da Cultura Tradicional "L Burro I L Gueiteiro"

A Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA), informou a comunicação social que este ano não realiza "o Festival Itinerante da Cultura Tradicional "L Burro I L Gueiteiro". Diz que "lhe foram retiradas as condições para concretizar o festival". A edição de 2019, com data prevista entre 24 e 28 de Julho, marcaria o retorno do evento às aldeias de Fonte de Aldeia e Picote, mas este ano não vai ser organizado pela AEPGA.
Foto: AEPGA

"Este regresso, especialmente a Picote, tinha como principais objectivos envolver novamente a população da aldeia na realização do Festival que, na edição de 2011, tão bem soube acolher e servir os visitantes numa partilha especial entre quem recebe e quem visita, proporcionando uma vivência única de um evento cultural e assegurar que todos os participantes voltassem a desfrutar de uma edição com duração de 5 dias, plena de entretenimento", mas este ano o evento foi cancelado, salienta um comunicado da AEPGA.

Segundo a mesma fonte, o cancelamento deveu-se a alguns desacordos com a Associação Cultural Galandum Galundaina. "Devido a diversas posições assumidas pela Galandum Galundaina deixou de existir uma partilha de valores e objectivos comuns, o que torna inviável o processo de produção do festival, não restando outra alternativa à AEPGA senão admitir que a parceria com a Galandum Galundaina – Associação Cultural na organização do festival de L Burro I L Gueiteiro chegou ao fim. A Associação AEPGA lamenta profundamente o afastamento da organização do L Burro I L Gueiteiro a que foi forçada, pois organiza este Festival único há mais de 16 anos, mas sem condições de trabalho não é possível alcançar bons resultados", lê-se no comunicado de imprensa distribuído pela AEPGA.

"Face a esta tomada de decisão, iremos projectar um outro evento, num formato adaptado aos desafios emergentes, continuando a adoptar uma abordagem que toma o burro como um todo, composto não só de dimensões biológicas que interessam conservar, mas também de uma imensa riqueza cultural e que, assente na sustentabilidade e preservação do meio envolvente, garanta uma experiência ímpar às pessoas locais, aos participantes, músicos, artistas, voluntários e parceiros", esclarece a AEPGA.

A Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino apresenta assim as desculpas públicas "pelos inconvenientes subjacentes à não participação da AEPGA na edição de 2019, e informamos todos os participantes que já agendaram as suas férias para estas datas que, teremos muito gosto em recebê-los no Centro de Valorização do Burro de Miranda, para participarem na festa da sua inauguração, no dia 27 de Julho, corroborando a ideia que a AEPGA continuará a assumir a responsabilidade de contribuir com actividades criativas e de qualidade que estimulem a cultura e mostrem o melhor do Planalto Mirandês".

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário