Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 29 de junho de 2019

Empresários queixam-se a ministro da Economia de dificuldade de captar recursos humanos

Há falta de recursos humanos na região e é cada vez mais difícil captá-los: é esta a principal ideia deixada pelos empresários brigantinos ao Ministro Adjunto e da Economia, durante uma reunião de trabalho, ontem, em Bragança, no Nerba - Associação Empresarial do Distrito de Bragança.
Pedro Siza Vieira acredita que para solucionar este problema é preciso mostrar que o interior cria emprego de qualidade porque há grandes empresas que aqui estão a investir. “O que vimos foi um conjunto de empresários que têm capacidade de escoar os seus produtos, fortemente exportadoras, queixando-se de dificuldades como captar recursos humanos para apoiar os processos de investimento, temas que têm a ver com as acessibilidades e com os transportes”, referiu.

Para o presidente do NERBA, Hélder Teixeira, um dos problemas é a falta de empresas que leva a que as pessoas abandonem a região e, por isso, torna-se mais difícil arranjar mão-de-obra especializada. “Não há empresas para contratar pessoal, as pessoas vão embora e depois queremos pessoas para trabalhar e não há. Temos que encontrar uma solução de contrapartida para as pessoas que querem estar cá e possam ter aqui as suas famílias”, afirmou.

O ministro visitou ainda, esta manhã, o Instituto Politécnico de Bragança, nomeadamente os dois centros de investigação, classificados como excelentes, pela Fundação de Ciência e Tecnologia. Siza Vieira elogiou o trabalho pioneiro de ligação às empresas ali desenvolvido.

O governante, que passou ainda pelo Brigantia Ecopark, para conhecer o Laboratório Colaborativo More, assegurou que já existe financiamento para apoiar este trabalho de ligação das instituições de ensino superior às empresas, mas que no próximo quadro comunitário poderá ser melhorado esse aspecto.

O ministro visitou depois Mirandela para presidir à assinatura do protocolo de cooperação entre a Direcção Geral do Consumidor e a Câmara Municipal de Mirandela para a criação de um Centro de Informação Autárquico ao Consumidor. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário