Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Dois centros de investigação do IPB classificados como excelentes

Excelente foi a classificação atribuída a dois centros de investigação do Instituto Politécnico de Bragança pela Fundação de Ciência e Tecnologia.
O Centro de Investigação de Montanha (CIMO) e Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI) foram dois dos cinco distinguidos com nota máxima em todo o país.

“Considerando o panorama, a avaliação dos nossos centros foi um reconhecimento da excelência da investigação na nossa instituição”, diz Orlando Rodrigues, presidente do IPB.

Ao todo foram avaliados cerca de trezentos centros de investigação, por mais de duzentos avaliadores internacionais. Os centros vão ainda receber um financiamento, consoante a sua classificação, sendo 3 milhões o valor mínimo atribuído por quatro anos. Uma quantia essencial para o funcionamento dos centros de investigação do IPB:

“É absolutamente importante, porque esse financiamento vai nos permitir manter, regularmente, emprego científico, vai nos permitir manter uma estrutura de investigadores regular, vai nos permitir também financiar o funcionamento destes centros”, esclareceu.

O Centro de Investigação de Montanha dedica-se às problemáticas da agricultura e alimentação, já o Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente produz tecnologias que melhorem a competitividade entre as pequenas empresas. Dois centros diferentes e que se destacam a nível nacional.

“O CIMO é um centro particular, nenhum outro centro do país está a trabalhar em problemas da nossa agricultura. O CeDRI é também um centro único, porque nenhum está a trabalhar nas tecnologias adaptadas às novas empresas e a perceber como as novas tecnologias podem melhorar a competitividade entre as pequenas empresas”, explicou o presidente do IPB.

Outros centros do IPB também foram distinguidos com boas classificações como o Centro de Investigação em Educação Básica e a Unidade de Investigação Aplicada em Gestão. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário