Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 21 de junho de 2019

Maior exposição do escultor Zadok Ben-David em Portugal apresentada no Terras de Sefarad em Bragança

Com mais de quatro mil esculturas de figuras humanas, o escultor Zadok Ben-David apresenta em Bragança, a sua maior exposição em Portugal.
A mostra foi inaugurada, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, a par da abertura oficial da segunda edição do Terra(s) de Sefarad, na quarta-feira. “People I Saw But Never Met” é o nome da exposição que retrata a diversidade de etnias, idiomas, tradições, culturas e religiões. O artista, do Iémen, conta que a obra nasce das viagens que tem feito e espelha os sentimentos, paixões, amores e ódios das pessoas que foi conhecendo.

“Tenho viajado bastante pelo mundo nos últimos 20 ou 30 anos e tenho visto pessoas diferentes, de diferentes raças, culturas e religiões. Mas temos de ter a noção de que somos todos seres humanos, somos todos iguais, e há tanta discriminação no mundo e acho muitas pessoas se apercebem disto”, afirmou.

Presente no primeiro dia do Terra(s) de Sefarad esteve o embaixador de Israel em Portugal, que considera que o tema do evento “Diáspora, identidades e Globalização” é particularmente relevante, até devido aos crescimento do racismo, xenofobia e anti-semitismo. Raphael Gamzou acredita que o encontro, apenas por si, não pode mudar a realidade mas é importante que aconteça.

Para o presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias, é preciso apostar no turismo associado a esta temática já que este é um território perfeitamente identificado com a cultura Judaico-Sefardita.

Além do Congresso Internacional, sob o tema “Diásporas, Identidades e Globalização”, ao longo do dia de hoje destacam-se, no Teatro Municipal, o Fórum Económico Sefardita e o Encontro da Historiografia Local e Regional Sefardita. Ainda hoje, na Praça da Sé decorre o Mercado Kosher e há Mostra de Cinema Judaico, no jardim do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário