Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Inaugurado Memorial em Moncorvo que homenageia combatentes da Grande Guerra

O nome dos 233 moncorvenses que perderam a vida em La Lys, em França, durante a Primeira Guerra Mundial, está agora eternizado num memorial em Torre de Moncorvo.

Localizado na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o espaço foi idealizado com a intenção de dar a perceber como o conflito se desenrolou no terreno, daí que o percurso pedonal, seja muito semelhante a uma trincheira, em que ao longo deste estão recortados os nomes dos homens em causa. Nuno Gonçalves, presidente da câmara de Moncorvo, considera que o concelho não podia esquecer estes homens.

“Estes 233 homens que aqui estão homenageados foram para uma frente de batalha, a combater pela paz na Europa e o concelho não os pode esquecer. A honra de todos os que lutaram na I Guerra Mundial estão aqui neste memorial que quisemos simples, mas com dignidade, porque a única coisa que lhe quisemos dar foi um obrigada pela sua coragem”, sublinhou o autarca.

Nuno Gonçalves revelou que o memorial ainda não está fechado porque podem ser descobertos mais nomes.

“Cada vez mais há investigações sobre I Grande Guerra Mundial e provavelmente encontraremos mais alguns nomes do concelho de Torre de Moncorvo e se assim suceder estarão aqui presentes também”, explicou.

Além da inauguração do memorial, no sábado, foi ainda apresentada a nova marca do município.

“Esta nova imagem do concelho vai permitir uma lufada de ar fresco entre a modernidade e a tradição. O M inserido na torre juntamente com o corvo da lenda de Mendo Corvo contribui para a internacionalização desta marca”, considera.

No sábado foi também descerrada uma placa alusiva à geminação entre Torre de Moncorvo e Gournay-Sur-Marne, em França, na variante de acesso à vila transmontana. Escrito por Brigantia.

Foto: Município de Torre de Moncorvo
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário