Número total de visualizações do Blogue

8846044

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Livro dá a conhecer bispo D. António Veiga Cabral 200 anos depois da sua morte

D. António Luís da Veiga Cabral da Câmara, bispo de Bragança e Miranda, na viragem do século XVIII para o XIX, foi um dos prelados mais extraordinários de toda a história da Igreja em Portugal: é esta a grande convicção de Fernando de Sousa, autor do livro recentemente apresentado, que dá a conhecer esta personalidade.
O autor recolheu informação ao longo de 40 anos e percebeu que as perseguições, por parte da inquisição, a D. António Veiga Cabral não tinham sentido.

“Descobri muita coisa da biografia dele que ninguém conhecia nem sabia, os processos de inquisição não existem na Torre do Tombo, portanto só conhecemos a sentença a acusá-lo de tudo e mais alguma coisa. Mas este bispo, apesar das perseguições dos ataques que lhe fizeram nunca saiu do seu rumo, a igreja católica nunca o condenou. Era uma figura exepcional da Igreja”, contou.

D. António Veiga Cabral viveu no tempo da Revolução e Invasões Francesas, época em que se fez sentir o embate entre a tradição e a inovação, a mentalidade religiosa conservadora e os desafios do racionalismo iluminista. Para o autor este bispo faz lembrar o Papa Francisco, já que também lutou por um novo papel da mulher na sociedade.

Presente na apresentação desta obra, na terça-feira, esteve o presidente da câmara de Bragança. Hernâni Dias reforça que a publicação é uma homenagem a D. António Veiga Cabral, assinalando-se este ano 200 anos da sua morte.

“Tivemos a preocupação de tentar fazer uma investigação sobre este bispo, para dar a conhecer o que tinha acontecido, a importância que o bispo teve para aquela que é hoje a nossa diocese. Temos de perceber e reconhecer aqueles que têm valor e contribuem para o desenvolvimento da sua terra”, afirmou.

A biografia crítica de D. António Veiga Cabral da Câmara é baseada em fontes manuscritas e procura mostrar o que esteve na origem da perseguição de que foi alvo, bem como a influência que continuou a exercer depois da sua morte. 


Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário