Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Jovens aprendem mais sobre os países lusófonos na biblioteca de Macedo de Cavaleiros

Por Macedo de Cavaleiros, contam-se histórias que ensinam mais sobre os costumes de alguns países lusófonos.
É com esse intuito que a Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros tem aberto portas aos “Contos da Lusofonia”, momentos dedicados à imaginação que pretendem fazer chegar um pouco dos costumes e tradições dos países de língua portuguesa à comunidade estudantil.
Ao 5º ano, por exemplo, foram contadas e interpretadas histórias de São Tomé e Príncipe, por Olinda Beja, natural daquele país, que com elas tentou trazer um pouco dele a Macedo de Cavaleiros:

“Trago contos que mostram mais sobre a nossa maneira de estar, de viver, de ser, os nossos hábitos e costumes e o nosso crioulo. Trago isso tudo e até mesmo o café.

É sempre gratificante ver que as crianças podem visitar, em sonho e através das imagens que eu trago, um país lusófono.

A música é um elemento fundamental no contar das histórias, até porque nós em África, sobretudo em São Tomé, cantamos muito as histórias e damos-lhe mais vida.”

Uma iniciativa que pretende também incentivar à leitura, sublinha Elsa Escobar, vereadora do município de Macedo de Cavaleiros:

“A ideia é trazer contos diferentes. Isto é um biblioteca, um sítio por excelência para a leitura e para contar contos, e com estes cinco encontros conseguimos ter contadores de histórias e escritores de quatro nacionalidades diferentes.

Tivemos contos para várias faixas etárias: primeiro, segundo e terceiro ciclos e ainda para o secundário.

Temos noção que os miúdos do pré-escolar e primeiro ciclo lêem muito, andam sempre com um livro com eles, mas a partir do segundo ciclo começam a afastar-se um pouco dos livros. Assim sendo, tentamos apostar nessas faixas etárias para ver se os motivamos mais para a leitura.”

Até agora já passaram pela Biblioteca com esta iniciativa histórias de Portugal, Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
As próximas sessões de “Contos da Lusofonia” acontecem no dia 19 deste mês.


Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário