Bragança é terra com história, berço de múltiplas personalidades, de estudiosos e militares, de escritores e investigadores. Bragança tem um Património material e imaterial invejável. Bragança tem uma gastronomia rica e diversificada. Bragança, tem “ambiente” e tem rios, caça, pesca… e ainda tem Gente.
Sem querer ser pessimista e sem pretender generalizar, quer-me parecer que as novas gerações de Bragançanos pouco, ou nada, se importam com o passado desta terra. Quer-me parecer que as gerações anteriores, ainda vivas, pouco ou nada se importam em preservar e divulgar o património descrito no parágrafo anterior. As exceções servem, como sempre, para confirmar a regra.
Nas escolas, as disciplinas não contemplam o ensino de matérias/temas locais. Assim sendo, serão em número reduzido os jovens que se preocupam em conhecer o passado de Bragança para, desse modo, fazerem chegar esse legado às gerações futuras.
UMA IDEIA:
Organizar no seio dos Agrupamentos de Escolas de Bragança um Concurso Cultural com vários temas, todos relativos a Bragança. O concurso poderia ser alargado a outras instituições que pretendessem participar.
Os temas e a título de exemplo, poderiam ser:
Bragança Histórica – Bragança Cultural e Associativa – Bragança Gastronómica, Desportiva e Ambiental – Bragança e as Suas Gentes.
Estes temas seriam desenvolvidos ao longo do ano letivo nos Agrupamentos de Escolas.
Durante o ano letivo, cada Agrupamento organizaria um concurso interno, com as fases que entendesse, para escolha da equipa que na fase final iria representar o respetivo Agrupamento. Portanto, durante uns meses os Agrupamentos organizariam concursos, ou concurso, para escolha da equipa que os iria representar numa grande final.
Seria pedida a colaboração de personalidades Bragançanas com domínio nas áreas/temas propostos a fim de indicarem as obras literárias, locais e documentos, trabalhos de investigação e/ou outras para os jovens consultarem. Essa mesma equipa de pessoas elaboraria as perguntas e respostas para as várias fases do concurso ou apenas para a grande final. As perguntas e respostas das fases de apuramento poderiam ficar a cargo dos Agrupamentos de Escolas.
Posteriormente, nos finais do ano letivo, seria o culminar de toda a atividade através de uma finalíssima com impacto em toda a sociedade Bragançana e a realizar, por exemplo, no Teatro Municipal de Bragança.
Este projeto envolveria, necessariamente, uma multiplicidade de instituições a saber:
Município de Bragança – Agrupamentos de Escolas – Museu do Abade de Baçal – Arquivo Distrital de Bragança – Dirigentes Associativos das mais variadas áreas de atividade - Comunicação Social, etc… etc.
Conseguia-se, deste modo, que os nossos jovens estudantes estudassem um pouco, ou muito, os temas propostos, ou seja, BRAGANÇA. Conseguia-se, assim, envolver praticamente toda a comunidade e instituições.
Na grande final seria premiado o mérito. Prémios atrativos para motivar a participação.
Ideia descabida? Talvez sim.
Dá trabalho? Pois dá, mas sem trabalho nada se consegue e há gente que é paga para “fazer coisas”.
Quem sabe, mais tarde, o concurso pudesse passar a ser de âmbito distrital…
Por outro lado, era uma originalidade e não mais uma imitação que alguém viu, algures, e importou. Que eu saiba, em nenhum município acontece um evento deste género.
Dos fracos, não reza a história. Bragança até é, neste período do ano, uma Terra Natal e de SONHOS!
E por outro lado…, sabe-se lá se a ideia até nem cai em “saco roto”.
3 de dezembro de 2019
HM
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Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
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Ideia genial que gostava de ver crescer e ganhar, cada vez mais força, e apoios necessários, caro HM
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