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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

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COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
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terça-feira, 3 de dezembro de 2019

MASCARARTE traz exposições de transmontanos a Bragança para conhecer mascarados e festas de inverno

No âmbito da nona Bienal da Máscara, a Mascararte, o Museu do Abade de Baçal e o Centro de Fotografia Georges Dussaud, em Bragança, estão a acolher duas exposições. Uma é da pintora transmontana Balbina Mendes e outra trata-se de um conjunto de fotografias que retratam muitas das máscaras das tradicionais festas de Inverno da região.
A mais recente exposição de Balbina Mendes, “O Rosto, Máscara Intemporal”, está patente em Bragança. No âmbito da nona Bienal da Máscara, a Mascararte, o Museu do Abade de Baçal foi o local escolhido para receber os trabalhos da pintora transmontana que volta a expor na capital de distrito passados 10 anos. Para Bragança foram criadas algumas peças, nomeadamente a pintura “Tributo”, que retrata o Abade de Baçal, e se encontra em destaque no museu, como conta Balbina Mendes. “É uma peça que homenageia não só o Abade de Baçal como todos os interessados, desde escritores, etnógrafos, etnólogos, que olharam para os rituais de inverno com máscaras com outro olhar e os entenderam. É também uma homenagem às comunidades que tão bem, ao longo de séculos, souberam preservar os seus rituais e legados, como elementos tão simbólicos e profundos para uma cultura que é identitária”, explicou.

As restantes peças são pinturas de rostos, mas à sua frente, um vidro, cria uma espécie de máscara, mostrando “a dualidade de rosto e máscara”. Evidencia-se aqui a máscara como um “disfarce” e algo que é “inerente” à condição humana, a necessidade de qualquer um se “ocultar” e “defender”, assim como de não querer “revelar” tudo que se tem na alma. “Em primeiro lugar é trabalho um rosto e depois uma máscara, que se interpõe entre o observador e o rosto que está a ocultar”, explicou ainda a autora.

Também inserido na Mascararte, abriu, na passada sexta-feira, a exposição de fotografia “Eu e o Outro - Máscaras Rituais de Trás-os-Montes e Douro”. Trata-se de um conjunto de fotografias que retratam muitas das máscaras das tradicionais festas de Inverno da região, como explica a vereadora da cultura do município de Bragança, Fernanda Silva. “É uma exposição de Manuel Gardete, fotografo de origem transmontana, que tão bem soube retratar as festividades de inverno, desde o solstício de inverno até ao carnaval. É uma viagem cronológica pelas festividades de inverno e há ali muitos pormenores interessantes que lhe permitiu estabelecer um contacto com o outro, neste caso com os mascarados, e agora permite estabelecer uma linguagem entre ele, artista, e quem visita a exposição e observa as fotografias”.

A mostra fotográfica estará patente até dia 12 de Janeiro, no centro de fotografia Georges Dussaud. Já a exposição “O Rosto, Máscara Intemporal”, de Balbina Mendes, pode ser visitada, no Museu do Abade de Baçal, até 1 de Março.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

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