De 21 a 26 de fevereiro, a mais genuína Gastronomia e o melhor do Património Cultural de Trás-os-Montes juntam-se em Bragança para um evento único, o Festival do Butelo e das Casulas & Carnaval dos Caretos, apresentado à comunicação social durante um almoço, servido pelo Chef António e Formandos do IEFP de Bragança, no dia 10 de fevereiro.
Assim, o Município de Bragança propõe um fim de semana intenso, que funde o melhor do fumeiro transmontano, o Butelo com Casulas, e os protagonistas das mais autênticas tradições de inverno, os Caretos.
Promovido pelo Município de Bragança, em organização conjunta com a União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, a Confraria do Butelo e da Casula e a Academia Ibérica da Máscara, este evento conta com o apoio de cerca de 40 entidades de Portugal e Espanha, assumindo um caráter transfronteiriço.
Festival do Butelo e das Casulas
A Praça Camões volta a ser o epicentro do certame que, este ano, além do espaço de venda de fumeiro (com especial enfoque no Butelo) e produtos regionais, recebe várias iniciativas para todas as idades: demonstrações gastronómicas, com a Chef Justa Nobre, o Chef Marco Gomes e o Chef António e os seus formandos do IEFP; “Butelo de Histórias” – Hora do Conto & Atividade Criativa, num momento recreativo e de aprendizagem com os mais novos (público-alvo: famílias com crianças dos 3 aos 10 anos).
A edição deste ano conta, também, com uma Maratona BTT dedicada ao Butelo e à Casula (dia 23 de fevereiro, domingo). Uma prova integrada no Open XCM da Associação de Ciclismo e Cicloturismo de Bragança, cujas inscrições decorrem até ao dia 19 de fevereiro em www.cronochip.pt.
Mas as novidades na Praça Camões não ficam por aqui. A pensar nas famílias, o Município de Bragança preparou, também, uma “Tasquinha”, para degustação de fumeiro e outros produtos típicos, animação permanente, exposição de elementos escultóricos, executados por alunos das Escolas e IPSS’s de Bragança, entre muitas outras atividades (sexta-feira e sábado, das 10h00 às 20h00, e domingo, das 10h00 às 19h00).
No sentido de valorizar, sobretudo, a gastronomia típica e a economia local, o Município de Bragança promove, a par do certame, a Semana Gastronómica do Butelo e das Casulas, que este ano conta com 33 restaurantes aderentes. A lista completa e preços podem ser consultados em www.cm-braganca.pt.
Carnaval dos Caretos
O tradicional Carnaval dos Caretos, que anualmente reúne, em tempo de entrudo, centenas dos mais tradicionais e autênticos Mascarados da Península Ibérica na cidade de Bragança, apresenta-se repleto de novidades. Os verdadeiros Caretos, nascidos das entranhas do mundo rural, libertam-se do seu meio natural e tomam de assalto a cidade, trazendo consigo todo o património cultural e histórico, num momento único que valoriza as tradições, promovendo-as e permitindo a todos, habitantes e visitantes, um contacto direto com este mundo ancestral e autêntico.
Assim, dia 22 de fevereiro (sábado), depois de uma sessão de teatro ao vivo na Praça Camões (15h30), envolvendo Butelo, Casulas e Caretos, decorrerá o tradicional desfile pelas ruas da zona histórica, que além das centenas de caretos e mascarados, provenientes de Portugal e Espanha, conta com a participação especial de alunos dos Agrupamentos de Escolas do Concelho e de utentes de várias Instituições Particulares de Solidariedade Social, num sentido de promoção das nossas tradições junto dos mais pequenos, aumentando o seu sentimento de pertença, e com um forte cariz de responsabilidade social, revelando-se como um momento inclusivo para todos, sem exceção. A partida está agendada para a Praça Prof. Cavaleiro de Ferreira, às 17h00. No final do desfile, no Largo do Castelo, acontece a tradicional Queima do Diabo, uma figura com sete metros de altura que será simbolicamente colocada em chamas, num espetáculo cénico, com a presença dos Caretos. Seguidamente, terá lugar o concerto de Sebastião Antunes & Quadrilha, num espaço com tasquinhas.
O Carnaval dos Caretos termina, no dia 26 de fevereiro (quarta-feira), nas ruas do centro histórico, onde “o Diabo, a Morte e a Censura” saem à rua, recriando uma tradição secular da cidade de Bragança.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário