Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
Azeite e alheira têm impacto na região transmontana de 75 milhões de euros anuais
Os setores do azeite e da alheira têm um impacto de cerca de 75 milhões de euros anuais na economia da região transmontana.
|
Extração de azeite no lagar | Foto: Eduardo Pinto |
Dado avançado pela AOTAD, Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro, e pela Confraria da Alheira de Mirandela.
No que toca ao azeite, Emanuel Batista, da AOTAD, afirma que o impacto económico ronda os 45 milhões de euros, num ano de produção considerado normal, mas a colheita mais recente deve ter uma quebra que pode chegar aos 50%.
Já no setor da alheira, Cristina Passas, da Confraria da Alheira de Mirandela, diz que entre as empresas produtoras, cozinhas regionais, lojas de produtos regionais e outros setores que a alheira consegue dinamizar, o impacto económico ronda os 30 milhões de euros, num setor que emprega cerca de 500 pessoas.
Números avançados durante uma palestra sobre o impacto económico da alheira e do azeite promovida pelo Rotary Clube de Mirandela.
Sem comentários:
Enviar um comentário