Helicópteros estão proibidos de aterrar em hospitais© Paulo Jorge Magalhães/Global Imagens |
O anúncio é feito à TSF pelo Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações depois de há quase um mês ter sido conhecido que os helicópteros de emergência estão proibidos de aterrar em hospitais por incumprimento de vários requisitos técnicos , entre outros a falta de sinalização luminosa que ajude na aterragem.
Urgência
O Secretário de Estado, Alberto Souto de Miranda, conta que existem em Portugal 38 heliportos hospitalares e que "é urgente" resolver os problemas pois "a generalidade está a precisar de intervenções para que possam ser autorizados ou certificados pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC)".
As razões para a proibição de voos ou falta de certificação são "diversas, cada caso é um caso, mas ao longo dos anos os heliportos foram ficando inoperacionais ou com restrições significativas".
Os problemas, refere o governante, devem-se, por exemplo, a copas das árvores que cresceram, a pisos que se foram degradando, a transformações em parques de estacionamento, a postes de eletricidade nos sítios errados ou a construções feitas onde não se devia ter construído.
O objetivo é ter todos os 38 heliportos de emergência reabilitados, a funcionar e certificados até ao fim da legislatura, sendo que até ao final deste ano, 2020, a meta é resolver, em parceria com o Ministério da Saúde, todos os problemas e falhas em 12 hospitais que foram identificados como os mais importantes pelo INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica).
Para já irá ser feito o diagnóstico do que está mal e arrancarão as obras e intervenções em Lisboa (Hospital de Santa Maria), Coimbra (em dois hospitais), Bragança, Matosinhos, Viseu, Covilhã, Abrantes, Almada, Évora, Santiago do Cacém e Faro.
Em Lisboa, por exemplo, e em todos os outros heliportos, as obras permitirão acabar com a proibição dos voos noturnos.
A estimativa de custos ainda não é possível de ser feita pois primeiro é preciso conhecer a realidade de cada heliporto.
O Secretário de Estado garante, no entanto, que mesmo hoje nenhum helicóptero de emergência está a aterrar em locais sem segurança pois as autorizações mais simples da ANAC já permitem essas aterragens e descolagens, enquanto a certificação do regulador reconhece, no fundo, uma qualidade superior ao heliporto, nomeadamente para voos noturnos.
Nuno Guedes
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