Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Museu do Abade de Baçal‎ - Inauguração da Exposição: "Baçal Segundo o Seu Abade" no MTM

No próximo sábado, 8 de fevereiro, pelas 16h00, o Museu do Abade de Baçal, numa colaboração com o Museu da Terra de Miranda, irá inaugurar a exposição Baçal Segundo o Seu Abade – Contactos Científicos entre o Geógrafo Orlando Ribeiro e o Padre Francisco Manuel Alves, no Museu da Terra de Miranda, em Miranda do Douro, com a presença do Prof. João Carlos Garcia, seu coordenador científico..

Esta exposição aborda as relações científicas entre duas figuras fundamentais para o conhecimento do território, quer a nível nacional, quer mais especificamente transmontano, naquela que é também uma viagem pela geografia humana, numa relação que foi despoletada pelo grande sábio Leite de Vasconcelos, amizade antiga de Francisco Manuel Alves e mestre do jovem Orlando Ribeiro. A partir de um conjunto significativo de documentação – correspondência, cadernos de campo, fotografias, bibliografia – propomos um percurso de descoberta do território.

Sem comentários:

Enviar um comentário