Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Quatro obras de Graça Morais entre a lista de peças de arte do Estado desaparecidas

Um relatório da Direção-Geral do Património Cultural, que o Ministério da Cultura vai enviar à Procuradoria-Geral da República, dá conta de que há 63 obras de arte contemporânea que não têm um único documento oficial que comprove o seu último local de depósito.
Assim sendo, é praticamente impossível localizá-las. A notícia, avançada pela TSF, revela que há peças roubadas, obras extraviadas, empréstimos internacionais e cedências a gabinetes do Governo.

Da lista constam quatro desenhos e colagens sobre papel, da autoria da pintora transmontana Graça Morais, que foram roubados do Centro Cultural de Belém, em 1992. O caso foi denunciado, pela antiga Direção-Geral de Acção Cultural, à Polícia Judiciária e até hoje as obras continuam por localizar.

Entre as peças cujo paradeiro é desconhecido há gravuras, pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, cerâmica e até têxteis, e são assinadas por artistas como Júlio Pomar, Maria Helena Vieira da Silva, António Dacosta, Rosa Ramalho, Abel Manta, entre muitos outros.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário