Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 16 de março de 2020

Entrada de espanhóis no distrito preocupa Comissão Distrital de Protecção Civil

A Comissão Distrital de Protecção Civil de Bragança quer que as fronteiras que o distrito tem com Espanha sejam encerradas.
Esta é a recomendação apresentada pela comissão ao Governo, depois da reunião que a entidade em causa teve no sábado. Segundo declarações que prestou, ontem, à SIC, o presidente da Comissão Distrital de Protecção Civil de Bragança confirmou que, por estes dias, vários espanhóis atravessaram a fronteira e entraram no país. Francisco Guimarães receia que a situação de entrada se agrave na altura da Páscoa. “Tivemos que conhecimento que, efectivamente, uma grande quantidade de espanhóis veio ao nosso distrito. Isso quer dizer que a nossa recomendação fazia sentido e daí o nosso apelo ao Governo para que se encerrassem as fronteiras e que houvesse um controlo físico”.

Francisco Guimarães mostra-se preocupado e diz que há efectivos para que as fronteiras possam ser fechadas. “Nem monitorização existe nesta fronteira de Quintanilha e aqui é o exemplo daquilo que não está a ser feito e que nos preocupa imenso. Não é uma questão de efectivos para encerrar, porque não se trata de os não ter”.

Ainda ontem, o primeiro ministro, António Costa, depois de uma reunião com Pedro Sánchez, primeiro-ministro de Espanha, e com Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, anunciou que será proibida a passagem de pessoas para efeitos de turismo e lazer. O distrito tem seis concelhos que fazem fronteira com Espanha e o eventual fecho das fronteiras será avaliado hoje pelos ministros da administração interna e da saúde da União Europeia.

A comissão recomenda ainda ao Ministério da Cultura para encerrar todos os espaços e equipamentos, pelo período em que vigorar o estado de alerta, e ao Ministério da Administração Interna pediu que considere a possibilidade de condicionar o atendimento público, com excepção dos casos de extrema urgência, dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras.

Escrito por Brigantia
Foto: CCDRN
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário