Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 26 de março de 2020

Criada linha de apoio psicológico em Mirandela

Um conjunto de psicólogos voluntários criou, em Mirandela, uma linha de apoio psicológico, face à situação de pandemia que se está a viver.

A linha “Estamos Ligados” foi criada pela Matiz - Associação para a Promoção da Saúde Mental e, segundo a presidente da entidade, Sara Araújo, pretende-se ajudar as pessoas que desenvolvam sentimentos de angústia, medo, insegurança, solidão ou ansiedade, decorrente do momento vivido.

“Quando este tipo de emoções começa a ocupar uma grande parte do dia estamos a falar de uma reacção que está a ter um impacto negativo no dia-a-dia das pessoas e, portanto, é preciso cuidar e é nesse sentido que facultamos ajuda”, explicou.

A linha foi criada em conjunto com a câmara municipal de Mirandela e está disponível para as pessoas do concelho. Ainda assim, segundo Sara Araújo, que admite que podem surgir várias fragilidades pelo medo de contágio, a linha pode ser alargada a outros concelhos do distrito.

“Estamos a equacionar ao fim de uma semana fazer um balanço e eventualmente disponibilizar a linha para outros concelhos da nossa região”.

A Matiz, que existe desde 2017, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que está relacionada com a promoção da saúde mental. Segundo Sara Araújo, a linha também está alinhada com o que é a missão da associação.

A linha funciona de segunda-feira a sábado, entre as 14 e as 16 horas, e está disponível no número 910 516 237. Também em Alfândega da Fé foi criada uma linha verde, com o intuito de continuar a dar respostas à população local e para situações de emergência e necessidade relacionadas com o vírus. As chamadas são grátis e o serviço está disponível 24 horas por dia, através do número 800 210 109.

Escrito por Brigantia
Foto: Município Mirandela
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário