Além disso, vão ser reconstruídas as habitações de famílias sinalizadas e algumas que pertencem à autarquia de Vinhais e são arrendadas a preços mais acessíveis a quem não tem grandes meios para pagar uma renda.
Luís Fernandes, presidente da câmara, explica que o município acaba de aderir ao 1º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, que foi criado para apoiar soluções de habitação para pessoas com dificuldades financeiras ou que vivam em condições consideradas indignas. "Vai proporcionar apoiar, no âmbito da habitação social, a recuperação de casas que são do município, que estão arrendadas. Estas casas pertencem a dois barros sociais, têm vários anos e precisam de manutenção. Estamos a falar de cerca de 25 habitações. Vamos apoiar também cinco famílias que foram sinalizadas. Além disso, também serão melhoradas as condições no Bairro da Formiga, em Penhas Juntas. Neste bairro, onde moram pessoas de etnia cigana, vamos construir casas".
Com este programa, a câmara de Vinhais prevê continuar a ajudar quem vive no Bairro da Formiga, em Penhas Juntas. Depois de, no Verão, anunciar que vai investir mais de 73 mil euros na construção de infraestruturas sanitárias e lavadouros naquele bairro, através de uma outra candidatura, a câmara assume agora a construção de casas para as famílias que ali vivem. "Temos aprovada uma outra candidatura, que fizemos em conjunto com a junta de freguesia e com a Cruz Vermelha, que vai permitir no imediato construir ali já algumas instalações para melhorar as condições daquelas pessoas que ali vivem. Com o 1º Direito vamos construir habitações. Estamos a falar de um bairro, onde não vive todo o ano o mesmo número de pessoas, mas são há volta de 15 a 20 famílias".
Além da construção de casas no Bairro da Formiga, da requalificação de habitações para arrendamento social e do apoio a cinco famílias já sinalizadas, Luís Fernandes garante que outras pessoas podem ser apoiadas.
O protocolo entre a câmara de Vinhais e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, foi assinado na semana passada, em Lisboa.
Sem comentários:
Enviar um comentário