Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 9 de novembro de 2021

Palombar falou sobre conservação do património rural e arquitetura vernacular no Fórum do Património 2021

 A organização não governamental de ambiente Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural participou com uma comunicação intitulada "Património Vivo – memórias de um povo, sementes para o futuro" no Fórum do Património 2021, que se realizou no dia 6 de novembro, na Central Tejo, em Lisboa.

Recuperação de um pombal tradicional na aldeia de Uva. Fotografia Palombar.

A comunicação, enquadrada no painel "Comunidades Patrimoniais: metodologias e tecnologias de divulgação e participação", centrou-se no trabalho que a Palombar tem desenvolvido na vertente da conservação do património rural edificado e da arquitetura vernacular ao longo dos anos.

A Palombar considera que a arquitetura vernacular não deve ser fossilizada, mas antes revitalizada, através da atribuição de novos significados e funcionalidades. Para isso, a implementação de uma abordagem holística é fundamental para revitalizar este património e impulsionar e dinamizar o território. Este é, aliás, o desafio ao qual a Palombar tem procurado responder nas suas mais de duas décadas de trabalho.

O tema central do Fórum do Património 2021 deste ano foi "Património Vivo" e o objetivo principal foi promover um debate alargado sobre o património que faz parte da vida quotidiana das comunidades, em ambiente urbano e rural, e sobre como este património pode ser preservado, ativado e desfrutado no presente, por todas as pessoas. "Neste dia queremos mostrar o trabalho fundamental e impactante feito pelas associações do património em Portugal", destacou a organização.

Mais informações sobre o evento podem ser consultadas AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário