Recuperação de um pombal tradicional na aldeia de Uva. Fotografia Palombar. |
A comunicação, enquadrada no painel "Comunidades Patrimoniais: metodologias e tecnologias de divulgação e participação", centrou-se no trabalho que a Palombar tem desenvolvido na vertente da conservação do património rural edificado e da arquitetura vernacular ao longo dos anos.
A Palombar considera que a arquitetura vernacular não deve ser fossilizada, mas antes revitalizada, através da atribuição de novos significados e funcionalidades. Para isso, a implementação de uma abordagem holística é fundamental para revitalizar este património e impulsionar e dinamizar o território. Este é, aliás, o desafio ao qual a Palombar tem procurado responder nas suas mais de duas décadas de trabalho.
O tema central do Fórum do Património 2021 deste ano foi "Património Vivo" e o objetivo principal foi promover um debate alargado sobre o património que faz parte da vida quotidiana das comunidades, em ambiente urbano e rural, e sobre como este património pode ser preservado, ativado e desfrutado no presente, por todas as pessoas. "Neste dia queremos mostrar o trabalho fundamental e impactante feito pelas associações do património em Portugal", destacou a organização.
Mais informações sobre o evento podem ser consultadas AQUI.
Sem comentários:
Enviar um comentário