Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 9 de novembro de 2021

Bienal da Máscara regressa a Bragança entre 25 de Novembro e 6 de Dezembro

 20 anos depois da primeira Mascararte, Bragança volta a acolher a décima edição da Bienal da Máscara


Este ano entre 25 de Novembro e 6 de Dezembro. Sob o mote “Mascaradas de Inverno da Raia Ibérica do Antigo Território de Zoela”, os brigantinos e visitantes podem visitar exposições de máscaras, assistir a documentários, conferências e workshops. Uma das grandes atracções é o desfile dos mascarados.

“No desfile onde estarão centenas de mascarados dos dois lados da fronteira e que percorreram as ruas do centro histórico e culminará depois no castelo com a queima do mascareto”, explicou o presidente da câmara, Hernâni Dias.

O ponto alto será a queima do mascareto, que representa o conflito entre o bem e o mal. No entanto, este ano vai ser diferente do habitual. Segundo Luís Canotilho, professor do Instituto Politécnico de Bragança, entidade também organizadora, nesta edição a figura do Santo Estevão vai estar presente.

“É o santo padroeiro da juventude, é o santo padroeiro dos caretos e desta vez, não pretendemos fazer o diabo. É uma figura que é meio diabo, meio homem, que no fundo identifica a nossa condição humana, somos metade mal, metade bem, e é ele que vai destruir essa figura”, explicou.

Luís Canotilho realçou ainda a importância da máscara para a região, não só em termos culturais, mas também económicos.

“Temos aqui uma pequena economia que se construiu com os construtores de máscaras e os artesãos das máscaras, bem como até objectos decorativos que passam até por pequenos pines, peças em prata e até em ouro, e tudo isso criou uma espécie de pequena economia e hoje em dia temos artesãos que têm algum êxito do ponto de vista comercial”.

A Mascararte tem ainda um objectivo pedagógico, envolvendo crianças e jovens nesta iniciativa que lembra as festas de inverno. Este ano vai também ser apresentado o catálogo da última edição. A X Bienal da Máscara decorre entre 25 de Novembro e 6 de Dezembro.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário