Humberto Rosa, diretor para o Capital Natural na Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia. Fotografia Uliana de Castro/Palombar. |
"Uma aplicação como esta é uma excelente iniciativa, nomeadamente para promover uma maior divulgação e conhecimento da Rede Natura 2000", afirmou Humberto Rosa, diretor para o Capital Natural na Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia, que participou no evento através de um vídeo gravado para a ocasião.
"Vejo um grande potencial para ser expandido para o resto do território nacional, sem esquecer as regiões autónomas", destacou ainda Humberto Rosa, acrescentando que a app "só nos pode ajudar na nossa política europeia de Natureza e Biodiversidade".
Jorge Fidalgo, presidente da Câmara Municipal de Vimioso, sublinhou a importância da aplicação para revelar a riqueza natural e patrimonial do concelho de Vimioso e a sua importância para dinamizar a região, alertando também para a necessidade de mais investimento público no interior do país, atendendo às especificidades de cada concelho.
Jorge Dias, diretor do Departamento Regional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade do Norte, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, salientou, por sua vez, o trabalho fundamental desenvolvido pela Palombar na área da conservação da Natureza na região norte e o potencial da app para valorizar a biodiversidade e os habitats protegidos no âmbito da Rede Natura 2000.
João Ribeiro da Silva, chefe da Divisão de Promoção e Dinamização Cultural da Direção Regional de Cultura do Norte, considera que a app Passaporte Natura 2000 permite aliar a conservação da natureza à valorização da cultura e património locais, sendo uma ferramenta inovadora de promoção da cultura e desenvolvimento do território.
O evento de lançamento da app contou também com a saída de campo “Explorar a app Passaporte Natura 2000 no território”, durante a qual foram visitados três locais disponíveis na app, nomeadamente os Escrinhos, em Vilar Seco (Vimioso), da categoria Comunidades do Passaporte Natura 2000; o Sobreiral, na Granja (Miranda do Douro), da categoria Natureza, e as Grutas de Santo Adrião, em São Pedro da Silva (Miranda do Douro), da categoria Património.
Sem comentários:
Enviar um comentário