Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 4 de julho de 2022

Proteja-se no período crítico de incêndios

 São várias as organizações que pode consultar para lembrar os procedimentos de prevenção durante esta altura do ano.


Antes de realizar atividades florestais e agrícolas deve sempre consultar o risco de incêndio diário, o que pode fazer através do IPMA, já que existem restrições associadas a cada classe de risco. No período de 1 de julho a 30 de setembro, essa preocupação deve ser acrescida e existem comportamentos e procedimentos claramente definidos.

Durante este período crítico de incêndio rural, é proibido:

Fumar nos espaços florestais;

Usar fogareiros e grelhadores, exceto fora das zonas críticas em locais autorizados;

Lançar balões de mecha acesa ou foguetes (o fogo de artifício tem de ser autorizado pela autarquia e solicitado com 15 dias de antecedência);

Fumigar os desinfetar apiários, exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.

Por outro lado, é obrigatório usar dispositivos de retenção de faíscas e tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa e nos veículos de transporte pesados, onde tem de ter também um ou dois extintores de 6 kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

Continua também a ser proibido, à semelhança do resto do ano, fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização das entidades competentes e sem o comprovativo dessa autorização. Pode solicitá-la na aplicação, na sua câmara municipal ou pelo número 808200520. Em dias de risco máximo, também não é permitido usar motorroçadoras no espaço florestal (a não ser que possuam fio de nylon), corta-matos e destroçadores.

A campanha “Portugal Chama” deixa ainda alguns conselhos no caso de estar próximo de um incêndio. Ligue de imediato para o 112 e, se não correr perigo e possuir vestuário adequado, tente extinguir pequenos focos com pás, enxadas ou ramos. Evite a exposição ao fumo, tapando a boca e o nariz com um pano húmido. Proteja o corpo das chamas e do calor com vestuário seco e comprido. Retire a sua viatura dos caminhos de acesso ao incêndio, não prejudique a ação dos bombeiros, sapadores florestais e outras forças de socorro, e siga as suas instruções.

Sem comentários:

Enviar um comentário