Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 11 de julho de 2022

Turismo é o caminho para o crescimento e sustentabilidade de Miranda do Douro

 Esta é uma das conclusões da conferência que aconteceu, na semana passada, no âmbito das comemorações do aniversário da cidade, celebradas este domingo


A pandemia fez cair para metade o número de dormidas em Miranda do Douro, mas os ganhos caíram apenas um terço. De acordo com o vice presidente do Turismo do Porto e Norte, isto faz prever que se as dormidas voltarem aos números anteriores, a riqueza vai ser maior. Inácio Ribeiro considera que a autenticidade deste concelho é a grande atracção e que promovida pode gerar grande desenvolvimento. "Continuando a promover o território como estamos a promover iremos ter, num futuro próximo, não só este número de visitantes, de dormidas e de facturação, como a receita turística para os operadores a crescer em números muito simpáticos. Quando digo simpáticos é continuar a galopar. Aquilo que mais desejo é que esse crescimento seja com base em valor acrescentado, que cada vez mais os operadores daqui vendam melhor e mais caro".

Miranda do Douro é rica em património cultural, religioso e militar. Mas o escritor de arte e cultura, António Mourinho, entende que é pouco aproveitado e que é preciso ser feito mais trabalho de promoção. "Há falta de promoção e há um certo desinteresse. Ao mesmo tempo, não há condições e aquilo que impede mais este desenvolvimento é precisamente a falta de gente".

Este concelho está ainda inserido no Parque do Douro Internacional, com paisagens atractivas. Para a presidente da câmara de Miranda, Helena Barril, a sustentabilidade turística deste território passa também por uma aposta no parque e numa atracção selectiva. "Podemos pensar, por exemplo, numa aldeia como a Aldeia Nova. Nestes últimos anos, têm surgido, por conta do Parque Natural do Douro Internacional e daquele potencial que ali está, várias construções de turismo rural. O parque tem gerado riqueza e este turismo é importante, é mais selectivo e deixa-nos maior riqueza".

O crescimento e a sustentabilidade do concelho de Miranda do Douro discutido numa sessão que aconteceu na semana passada.

Miranda do Douro comemorou este domingo 477 anos de elevação a cidade.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário