Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa vence Troféu Português do Voluntariado

 A Delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa venceu o Troféu Português do Voluntariado 2022, na categoria "Jovem"


Esta foi a décima quarta edição do prémio e a delegação de Bragança venceu-o pela segunda vez consecutiva.

Este é um verdadeiro motivo de orgulho para a entidade, refere o seu presidente, Duarte Soares. "Estamos muito satisfeitos com este novo reconhecimento, que é mais um reconhecimento do trabalho sério que está a ser feito pela delegação de Bragança, valorizando aquilo que é o trabalho de voluntariado no acolhimento, acompanhamento e integração de refugiados. Temos um corpo de voluntários bastante extenso que tem feito um trabalho muito importante naquilo que é o acompanhamento emocional destes jovens. Numa segunda fase são os próprios jovens acolhidos a tornar-se voluntários da Cruz Vermelha, com intervenções seja nas aldeias com os mais velhos seja a nível escolar".

Houve 24 candidaturas a concurso, em cinco categorias diferentes.

A Cruz Vermelha de Bragança ganhou considerando os projectos desenvolvidos na área das migrações no distrito. Um trabalho que está a dar frutos, considera Duarte Soares, que afirma que a resposta pode crescer. "Criámos, nestes últimos dois anos, 34 vagas para os migrantes serem acolhidos. Neste momento, temos 24 pessoas em processo de acolhimento. Mas isto é um número dinâmico porque, entretanto, alguns vão terminando o seu programa de acolhimento, que é de 18 meses, e tornando-se tutores dos que chegam", esclareceu, avançando que há disponibilidade de "multiplicar" esta resposta, sendo que "tem vindo a crescer de forma gradual e sustentada".

O prémio não é monetário mas dá visibilidade ao trabalho que tem vindo a ser feito e abre algumas portas.

A Confederação Portuguesa do Voluntariado promove anualmente, desde 2009, a realização do "Troféu Português do Voluntariado", tendo como propósito reconhecer voluntários associados a projectos de voluntariado.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário