Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

COUVE PENCA FOI RAINHA DURANTE O FIM-DE-SEMANA EM CARVALHAIS

 Sábado e domingo, em Carvalhais, no concelho de Mirandela, a décima sexta edição da feira da couve penca e outros produtos da terra, organizada pela Junta de Freguesia de Carvalhais com o apoio do Município de Mirandela.


Este certame pretende promover “um dos produtos de excelência e dos mais frequentes à mesa dos transmontanos na festa de Natal e que pelo seu clima que temos aqui nesta baixa de Carvalhais, Vila Nova das Patas e Contins, as suas características proporcionam grandes couves, grandes exemplares”, assegura o presidente da junta, Nélson Teixeira.

Marcaram presença cerca de duas dezenas de expositores, todos pequenos agricultores. Cada couve penca foi vendida a 1 euro o quilo. “Isto está mau, mas vai-se vendendo e estamos cá pelo convívio, mas um grande investimento era que a couve fosse certificada, porque vinha dar uma vantagem para novos preços porque assim está muito barata”, adiantam alguns expositores.

A certificação da couve penca de Carvalhais tem sido uma reivindicação antiga, mas o presidente da junta de freguesia, acredita que agora o assunto está bem encaminhado. “O processo está a decorrer em parceria com o Município e a Direção Regional de Agricultura, penso que no próximo ano vai ter um grande avanço porque exige algumas regras que devem ser seguidas, é um processo difícil mas penso que no próximo ano será desenvolvido”, afirma Nélson Teixeira. 

Caiu o pano sobre a décima sexta edição da feira da couve penca e outros produtos da terra, em Carvalhais, pioneira no calendário anual de feiras que acontecem em várias freguesias do concelho mirandelense.

Artigo escrito por Fernando Pires
(jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário