Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros homenageado no dia que cessou funções

 Alfredo Castanheira Pinto, o provedor mais antigo em funções no país, foi homenageado em Macedo de Cavaleiros, no sábado, no dia em que cessou funções, após 50 anos à frente da Santa Casa da Misericórdia


Dentro das inúmeras causas que abraçou e representou, foi o fundador e primeiro presidente da União das IPSS do distrito e responsável pela nacionalização do Hospital de Macedo de Cavaleiros, em 1972.

O provedor, com a voz trémula e cansada, fruto da idade e de uma longa vida de trabalho, sentiu-se “chocado” perante tantas manifestações de carinho. "Sinto-me muito, muito, muito chocado. Não contava com isto. Não trabalhei para homenagem nenhuma. Trabalhei desinteressadamente em favor dos outros, dos pobres e daqueles que precisam".

Agora, é tempo de descansar, depois de meio século à frente de uma instituição, de uma missão e do bem-estar dos outros. "Não me pesa a consciência de ter prejudicado ninguém nem ter feito mal a ninguém. Talvez por isso tivesse merecido esta homenagem. Agora vou descansar. Acho que é tempo de descansar".

Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, define Castanheira Pinto como “uma figura nacional”. "Estamos a falar de uma pessoa que começou a dedicar-se à causa pública, em Macedo de Cavaleiros, ainda antes do 25 de Abril. É uma pessoa que deixou a sua marca no nosso concelho. É uma figura nacional, não é uma figura regional. Por isso mesmo recebeu o Grau de Comendador pelo Senhor Presidente da República".

O autarca enalteceu, ainda, as inúmeras qualidades pessoas e sociais de Castanheira Pinto. "estamos a falar de alguém que se dedicou a várias áreas mas sempre áreas em prol do bem público, da comunidade. Foi provedor 50 anos e só esta marca diz tudo. Persistiu 50 anos na mesma função e sem interesses monetários e com os mesmos princípios".

Alfredo Castanheira Pinto foi homenageado após 50 anos à frente da provedoria da Santa Casa da Misericórdia, no dia em que cessou funções.

Fez ainda nascer um lar na cidade macedense e outro na aldeia do Lombo, reconhecendo a necessidade de apoiar a terceira idade.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Daniela Parente

Sem comentários:

Enviar um comentário