Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Presidente da câmara de Bragança afirma que o estado está a usar verbas do PRR para se "autofinanciar"

 Só uma pequena percentagem dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência é que vem para o interior e isso não é forma de desenvolver o país


Uma crítica feita pelo presidente da Câmara de Bragança, nas comemorações dos 559 anos da cidade, na segunda-feira à noite. Hernâni Dias afirma que as verbas estão a ser usadas pelo Estado para se autofinanciar.

“Quando se tem um mecanismo e um instrumento tão importante como é o PRR de poder criar dinâmicas de desenvolvimento minimamente equilibradas, isso não acontece, porque o Estado claramente acaba por absorver as verbas do PRR para se autofinanciar, para poder executar aquilo que está debaixo da sua alçada, quando é necessário que haja uma perspectiva global de desenvolvimento e que vá ao encontro daquilo que são as necessidades do Interior”, disse.

Até agora apenas 9% das verbas do PRR foram executadas. Uma taxa muito baixa e que pode pôr em causa a execução do plano até 2026, disse o autarca de Bragança.

Hernâni Dias reivindicou ainda o regadio para a região e o regresso do comboio. Projectos que fazem falta e que não saem do papel, porque o litoral tem sido valorizado e o interior esquecido.

“Os territórios do litoral não podem permanentemente serem beneficiados em detrimento dos territórios do interior. O problema não é ser Interior no dia de hoje, é ter sido Interior desde há muitos anos e todos os Governos que temos tido nunca terem interpretado como algo de positivo e de natural o desenvolvimento de determinadas zonas do país. Não vislumbro no curto prazo uma alteração de metodologia de actuação que vá inverter essa tendência”, frisou.

Na cerimónia o padre Adelino Pais recebeu a medalha de mérito do município. Uma surpresa para si.

“Não contava, porque eu não sou dada a homenagens. É uma honrosa distinção, sem dúvida, mas não me cabe bem a mim, mas àqueles que eu represento, que são todas essas pessoas distantes, os marginalizados, os que não têm foz, e que eu procurei assistir durante o meu sacerdócio”, disse.

No âmbito das comemorações, na segunda-feira, foi ainda apresentado o livro “História das Teorias Políticas e Sociais”, uma sebenta feita, há 60 anos, por Adriano Moreira. Uma homenagem ao transmontano e antigo político que faleceu o ano passado aos 100 anos.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário