Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

“Mil Diabos à Solta” encerram Festas de Inverno no Nordeste Transmontano

 A procissão dos “Mil Diabos à Solta” encerra no sábado, em Vinhais, as Festas de Inverno do Nordeste Transmontano com a inauguração de um espaço sobre as tradicionais mascaradas deste concelho do distrito de Bragança.


Vinhais é o concelho onde começam, com a “Cabra e do Canhoto” de Cidões, e terminam, com os “Mil Diabos à Solta”, as festas transmontanas dos mascarados, que têm o ponto alto entre o Natal e o Carnaval e como símbolo os típicos caretos.

Os caretos dão lugar aos diabos, em Vinhais, numa tradição associada à quarta-feira de cinzas, mas que o município promove e transfere para o sábado seguinte para dar a oportunidade a mais gente de vestir o fato vermelho e participar no evento.

Os “Mil Diabos à Solta em Vinhais”, como divulgou a autarquia, começam com uma missa de imposição de cinzas, ao final da tarde, seguindo-se a procissão que atravessa a vila, com momentos teatrais.

O trajeto termina no Largo do Arrabalde, com a “Queima da Morte – Revelação do Rosto da Morte” e o “Quadro de Despedida – Até para o ano”.

A festa continua no pavilhão multiusos, com tasquinhas e espetáculos musicais.

Para a tarde de sábado está também prevista a inauguração do Centro Interpretativo da Morte e do Diabo, na zona histórica da vila de Vinhais. Neste novo espaço, “os visitantes terão acesso a toda a história das mascaradas do concelho, com uma exposição de elevada qualidade, envolvente, atrativa e inovadora”, como refere o município, em comunicado.

A manhã começa em Vinhais com o Trail dos Diabos, que corresponde à terceira etapa do Campeonato Distrital da modalidade.

HFI // JAP
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário