Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 11 de maio de 2023

40% do país está em seca severa e extrema e região tem apenas 10% de água no solo

 Perante um mês de Abril quente e sem chuva e um mês de Maio que vai pelo mesmo caminho, a situação de seca já começa a causar alguém alarme

Foto: Teresa Becas RR

Estima-se que a situação pode ser mais grave do que a do ano passado. Neste momento, 40% do território nacional está em seca severa e extrema.

Leonel Folhento, presidente do Núcleo Regional de Bragança da Quercus, uma Organização Não Governamental de Ambiente, diz que as pessoas não têm, directamente, o poder de mudar este tipo de fenómenos, mas há medidas que fazem a diferença.

“Uma pessoa, tendo em conta a Organização das Nações Unidades, precisa de 110 litros de água por dia para tomar banho, fazer a sua higiene pessoal e outras tarefas, no entanto, a Agência Portuguesa do Ambiente diz que em Portugal a média de consumo é de 190 litros. Logo aqui há um consumo excessivo de água em 80 litros por pessoa. Podemos ter algum cuidado”, referiu.

Os valores meteorológicos registados em Abril colocam-no entre os cinco mais quentes desde 1931. O mês foi marcado por três ondas de calor e por temperaturas superiores a 30 graus, tendo sido, em termos de risco de incêndio, o mais severo desde 2003. Ainda assim, Leonel Folhento explica que estes fenómenos são característicos do nosso país e também da região.

“Vivemos numa zona característica que é a bacia do mediterrâneo e o clima caracteriza-se por termo invernos chuvosos e verões secos. Houve uma precipitação acima do normal em Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro e abaixo do normal o Janeiro, Fevereiro e Março, isto é característico da região, mas também é um fenómeno global as secas”, disse.

O que causa algum alarme é ter dois ou mais anos seguidos em que estes fenómenos de seca se registem. O normal era que houvesse algum espaço temporal entre anos como o de 2022.

Perante o cenário que se viveu no ano passado, a Agência Portuguesa do Ambiente chegou a ajudar alguns municípios do distrito de Bragança a comprar camiões-cisterna para ajudar a fazer face à falta de água. Foram medidas como esta as que se foram tomando. Tentámos contactar a APA para perceber se mais medidas de contingência serão tomadas e se chegam, mas, até agora, não houve resposta.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário