Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 9 de maio de 2023

Lagos do Sabor: um paraíso em Trás-os-Montes

 Mais uma pérola escondida entre os encantos transmontanos!
Os Lagos do Sabor revelam-se um verdadeiro paraíso transmontano, um destino de sonho para os amantes da Natureza e da boa vida.


O nosso país é pequeno, mas gigante na riqueza que possui. Existem lugares que são autênticos tesouros, há pérolas naturais e um património fantástico. Existem em Portugal diversos monumentos que contam parte da nossa longa história: construções formidáveis (pontes, castelos, igrejas, entre outras) que são um pedaço de momentos históricos relevantes.

No entanto, apesar do território reduzido do nosso país (em comparação com algumas das nações europeias mais relevantes), há sempre algo fascinante para descobrir. Destinos fantásticos que ainda permanecem pouco conhecidos para a generalidade dos portugueses. Ora, é o que acontece com Lagos do Sabor. Já ouviu falar deste nosso paraíso?

Lagos do Sabor: um paraíso em Trás-os-Montes


Localização

Os lagos do Sabor é um verdadeiro paraíso, um destino fascinante e imperdível que está presente em Trás-os-Montes. Este destino proporcionará a todos uma experiência memorável, repleta de beleza, de encantos, de diversão e de sabores…


O que são os Lagos do Sabor?

Lagos do Sabor estão distribuídos por um espaço de 70 quilómetros de lagos que se encontram “ligados entre si por gargantas e penhascos, que formam um verdadeiro santuário da vida selvagem e oferecem aos visitantes um céu azul e um horizonte de cortar a respiração”.

Esta é uma afirmação presente no comunicado da Associação de Municípios do Baixo Sabor, que agrega os concelhos de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo.

O momento histórico

A formação dos lagos não surgiu por mero acaso. Foi uma consequência natural de uma construção importante na área. Foi devido à construção da barragem do Baixo Sabor (em 2016) que os lagos nasceram.

Esta construção alterou o curso de água, modificando o cenário local por completo. A beleza que desencadeou é de tal ordem que Lagos do Sabor se tornou numa atração imperdível, um local de visita obrigatório! Assim, este espaço servirá para impulsionar o turismo da região.

A proximidade com a região do Douro e com o território espanhol são outros elementos que beneficiam Lagos do Sabor e que irão contribuir para o seu sucesso enquanto atração turística.

Barragem do Baixo Sabor
A Barragem do Baixo Sabor

Esta barragem começou a ser construída no ano de 2008. A construção da Barragem do Baixo Sabor modificou completamente o cenário natural da região transmontana. Esta barragem, criada com o intuito de servir como uma alternativa à barragem prevista para Vila Nova de Foz Côa, foi salva pelas gravuras rupestres.

Desta forma, recorreu-se a uma alternativa. A fundação de uma barragem mais a Norte, para o Sabor serviu como plano B. O rio Sabor também se junta ao Douro. Este projeto custou cerca de 450 milhões de euros e permitiu a produção de eletricidade para 300 mil pessoas, aproximadamente. A barragem levou ao surgimento desta experiência turística que permanece desconhecida para muitos.

A origem

Trás-os-Montes tem muitos encantos. É inegável. Contudo, considerava-se que existia falta de diversidade de atividades culturais e de lazer, além de haver pouca promoção do que de melhor a região tem para oferecer. A beleza local é arrebatadora, por isso o seu potencial é gigantesco.

A criação dos novos Lagos do Sabor e a instituição da Associação de Municípios do Baixo Sabor visam aproveitar ao máximo a riqueza local. Através de um pendor de coordenação forte e de uma atuação intermunicipal foram realizados esforços que têm como grande objetivo corrigir a debilidade conhecida.

A criação dos novos Lagos do Sabor representa, assim, uma oportunidade imperdível para potenciar a riqueza local. Lagos do Sabor permitem aproveitar bem as potencialidades das terras transmontanas.

Grifo
Birdwatching e outros atrativos

A observação de pássaros é uma atividade que é do agrado de algumas pessoas. Os ditos amantes de birdwatching terão neste espaço um spot de visita obrigatória. Os Lagos do Sabor reúnem condições ideias para a observação de diversos animais, nomeadamente aves.

Nos Lagos do Sabor poderá observar vários animais. Se colocar os olhos do céu, poderá ver o Grifo, o Bufo-Real e a Águia de Bonelli. Contudo, se baixar o olhar, também pode ver outros animais, nomeadamente a lontra-europeia ou uma toupeira de água.

Rio Sabor
O rio selvagem

O Rio Sabor tem origem na província de Zamora, que nasce em Espanha e que, depois, entra no nosso país pela Serra de Montesinho, em Bragança. Posteriormente, o rio segue pela margem direita do rio Douro.

O Rio Sabor deixou de ser o “último rio selvagem” do país com a barragem. O seu curso foi interrompido com essa construção.


Os lagos

Foi com a construção da Barragem que surgiram Lagos do Sabor. O Lago de Cilhades é o maior dos três lagos formados com a construção da Barragem. A origem do nome deste lago deve-se à aldeia homónima que está presente no concelho de Torre de Moncorvo.

O lago foi inspirado na aldeia que agora se encontra submersa. Os outros dois lagos são: Lago dos Santuários e Lago do Medal. A Foz do Azibo ficou maior e mais larga com a subida do leito do rio, algo que beneficiou esta conhecida zona de praia fluvial.

As praias da Foz do Sabor e da Foz do Azibo são outra atração local. Quem visita Lagos do Sabor na estação não se arrepende. Todos ficam maravilhados com estas atrações.

Castelo de Mogadouro
Outras atrações

Além da beleza natural, do sossego, do silêncio e da tranquilidade, há outras atrações em Lagos do Sabor. Há também um património encantador para se conhecer. Um exemplo da riqueza patrimonial local está no santuário que mudou de local e foi transferido para outro ponto da região.

O edifício foi transportado para o cimo do Monte da Parada. Desta forma, o monumento foi transportado pedra a pedra. Foi um trabalho exaustivo levado a cabo por equipas de restauradores. A igreja tinha de ser preservada.

Trata-se de um monumento que remonta ao século XVIII. Esta igreja foi mandada construir pela família dos Távoras.

Monóptero de São Gonçalo

O Castelo de Mogadouro é outra atração que chama a atenção de todos os que visitam a região. O monóptero de São Gonçalo revela-se outra atração local. Trata-se de um monumento de inspiração barroca. Este monumento foi considerado de interesse público.

No entanto, este monumento tem vindo a degradar-se ao longo dos tempos, infelizmente!

As aldeias de Penas Róias ou de Azinhoso são outras atrações que surpreendem quem realiza um passeio pela região, pelas terras transmontanas. Cada uma destas aldeias tem as suas particularidades e representam experiências diferentes, pois apresentam encantos distintos.

Torre de Moncorvo
Outros locais de visita obrigatória

Existem miradouros nas proximidades que são locais de visita obrigatória, nomeadamente: Miradouro de São Gregório; Miradouro do Vale do Sabor; Miradouro da Póvoa. A Torre de Moncorvo é um monumento imperdível.

A Foz e Praia Fluvial do Rio Sabor que já foi mencionada é outra experiência que é obrigatória, nomeadamente para quem tem filhos e pretende passar uns dias de praia memoráveis.

Informação útil

Coordenadas GPS: Latitude 41.25259457371996 / Longitude -6.8962686628354115.


Quer saber onde comer em Lagos do Sabor ou nas proximidades?

Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.

Restaurante O Lagar

Morada:  Rua do Hospital Velho 16 Torres de Moncorvo, Torre de Moncorvo, 5160-272 Portugal

Contactos: +351 279 252 828

Mais informações AQUI.

Restaurante S. Sebastião

Morada: Largo de São Sebastião 83, Alfândega da Fé, 5350-013 Portugal

Contactos: +351 279 462 118

Mais informações AQUI.

A Tasquinha

Morada: Av. Do Sabor Lote 34, Mogadouro, 5200-222 Portugal

Contactos:  +351 279 342 654.

A Lareira

Morada: Avenida Nossa Senhora do Caminho 58, Mogadouro, 5200-207 Portugal

Contactos: +351 279 342 363

Mais informações AQUI.

O Lagar do Nicolau

Morada: Rua do Passo N.º 63, Mogadouro, 5200-010 Portugal

Contactos: +351 916 154 923

Mais informações AQUI.


Quer saber onde pode dormir em Lagos do Sabor ou nas proximidades?

Eis algumas sugestões de qualidade:

Casa da Bila Moncorvo

Morada: Rua Doutor Campos Monteiro 97, 5160-294 Torre de Moncorvo, Portugal

Mais informações AQUI.

Hotel and Spa Alfandega da Fé

Morada:  Alto da Serra de Bornes, 5350-909 Sambade, Portugal

Mais informações AQUI.

Casas-Barco Waterlily

Casas-Barco fundeadas no rio Sabor, que estão presentes junto a Cerejais, no concelho de Alfândega da Fé. São três opções de unidades de alojamento flutuantes, Amêndoa”, “Cereja” e “Azeitona”. Este é um o projeto Quinta do Corço.

Morada: Rua do Santuário, Cerejais

Contacto: 919227363.

Quinta da Terrincha

Morada: Estrada Nacional 102, 5160-021 Torre de Moncorvo, Portugal

Mais informações AQUI.

Casa Das Águas Férreas

Morada: Estrada Nacional 221, Mogadouro 5200-208 Portugal

Mais informações AQUI.

Publicação original AQUI.
Sara Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário