Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 18 de maio de 2023

Três ciclos de ensino vão ser separados e agrupados entre si em Macedo de Cavaleiros

 Os ciclos de ensino em Macedo de Cavaleiros vão ser separados e agrupados entre si, à exceção do 3º ciclo e secundário, que já têm vindo a partilhar instalações.


Atualmente o pré-escolar e os 1º e 2º anos do primeiro ciclo têm aulas no polo 1, os 3º e 4º anos do primeiro ciclo e os 5º e 6º, já do segundo ciclo, estão instalados no polo 2 e os restantes têm aulas no polo 3.

A ideia é passar a concentrar os alunos de cada ciclo no mesmo edifício, porque da forma que está tem criado constrangimentos, explica a vereadora da educação do Município de Macedo, Sónia Salomé:

“Traz vários constrangimentos, quer a nível logístico quer pedagógico.

Ter o 1º ciclo junto é muito importante porque é distinto do pré-escolar e também do 2º ciclo, o que, ao estarem agora misturados, traz aqui várias dificuldades.

Do pré-escolar para o 1º ciclo não sentem aquela mudança e responsabilização que devem ter e os de 4º e 5º anos, junto com os 5º e 6º, já têm acesso a informação e experiências que não deveriam ter, face à sua idade.

Todo o pré-escolar ficará no polo 1, o 1º ciclo todo no polo 2, vão ser feitas salas novas na zona do polo 3/ secundária, que será um polo novo, para o 2º ciclo, e o 3º ciclo e secundário partilham o edifício existente.”

As intervenções necessárias para a separação dos ciclos de ensino vão custar quase três milhões de euros, com projetos candidatados a financiamento de 85% por fundos comunitários. O restante é suportado pela Câmara.

A mudança ainda não vai acontecer este ano mas já há obras a decorrer:

“No polo 2 estamos a requalificar o refeitório que não estava em funcionamento, o que também trazia vários constrangimentos por causa do transporte da alimentação.

Estamos a fazer, a nível de eficiência energética, melhorias nos vários edifícios do polo 2. É uma intervenção semelhante ao que foi feito no edifício da secundário, estamos a fazer alteração nas condutas de água e saneamento e já está a concurso a mudança do aquecimento, pois há problemas nesses edifícios.

Vamos criar um auditório e mudar também o mobiliário para que fique adaptado para o 1º ciclo.

Depois ainda teremos outra fase, que estamos agora a tratar do projeto também, que consiste em, por um lado, contruir as salas para o segundo ciclo, na secundária, e por outro fazer a cobertura no polo 2 entre os edifícios. Estamos a trabalhar nesta última fase e contamos ter financiamento também, mas só será concretizável durante o próximo ano.”

O processo está a ser trabalhado conjuntamente com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e com o Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, cujo diretor, Paulo Dias, vê várias vantagens nestas alterações:

“Desde logo potencia o aproveitamento de todos os recursos materiais e humanos porque obriga, desde logo, a que, por exemplo, não haja necessidade de um tão grande número de funcionários, possibilita a organização de atividades mais direcionadas para aquele nível de ensino, também vai permitir que os pais deixem de andar para trás e para a frente entre escolas e vai facilitar a questão dos transportes escolares, que têm de ir levar e buscar os alunos a diferentes pontos da cidade.

De uma forma geral, acho que toda a comunidade escolar, pelo menos, vê grandes vantagens nisso.”

Este processo vai permitir também que todos os ciclos, à exceção do pré-escolar, tenham aulas na mesma zona da cidade, onde atualmente estão os polos 2 e 3.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário