Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Aldeia de Arcas promove I Galhofa, o Festival do Solstício de Inverno e dos Caretos

 A aldeia de Arcas, no concelho de Macedo de Cavaleiros vai ser palco do primeiro Galhofa – Festival do Solstício de Inverno e dos Caretos. A aldeia vais estar em festa de 22 a 26 de dezembro.


A iniciativa antecede as celebrações de Santo Estêvão, que se assinala nos dias 25 e 26 de dezembro, com os típicos caretos das Arcas e as suas galhofas. A tradição, que soma já 150 anos, foi reativada há quatro pela Associação Núcleo de Costumes e Tradições de Arcas e com o festival pretende-se dar ainda mais força a um costume ancestral que tem vindo a despertar cada vez mais interesse, como refere o presidente, Nelson Teixeira:

“Vamos tentar não misturar a nossa festa aqui de dias 25 e 26 com o festival, que será nos dias 22 e 23.

Os mais jovens têm mostrado interesse em nos acompanhar e seguir. 

Começámos com 0 fatos e já temos 12. Nos eventos ainda não temos tantos caretos mas provavelmente chegaremos aos 15, é o que queremos.

De há um ano para cá já chegámos onde muita gente talvez não contasse. Já fomos a um festival em Itália e temos ido a Espanha várias vezes.”


Quanto ao festival, são várias as atrações que o presidente da Junta de Freguesia de Arcas, José Jecas, espera que sejam atrativos que permitam poder mostrar a tradição aos visitantes:

“No dia 22 teremos a tradicional ceia de Natal da freguesia, que é seguida do solstício, algo emblemático que vem a esta aldeia, com várias animações que incluem fogo e queimadas.

No dia 23 teremos, à tarde, uma série de grupos de caretos e mascarados convidados, que vêm da nossa região e da vizinha Espanha, para animar aqui quem nos visita.

A partir dos dias 24, 25 e 26 são as tradições dos nossos caretos, com as galhofas, que também acontecerão nos dias anteriores, e que são lutas entre os agarrantes e os caretos.

A ideia não é só trazer aqui gente mas sim dar a conhecer as nossas tradições e às populações da freguesia e do concelho, poder mostrar as tradições das outras terras.”

O festival conta com o apoio da autarquia de Macedo de Cavaleiros.

O presidente do Município, Benjamim Rodrigues, vê com agrado o surgimento deste evento:

“É ótimo pois são mais atividades tradicionais e típicas da nossa região, com aquelas festividades de inverno e com os mascarados muito ativos.

É sempre mais uma diversidade em todo o tipo de manifestações culturais que temos.

Nesse sentido acarinhamos mais uma vez.”

Da organização faz também parte a Academia da Máscara Ibérica, que também deu o seu contributo para a reativação da tradição destes caretos.

E têm sido cada vez mais as festas de Santo Estêvão a serem recuperadas na região, destaca o presidente da academia, António Tiza:

“Têm sido recuperadas bastantes destas festas de Santo Estêvão, por todo o distrito, nomeadamente Mogadouro, Vinhais, Bragança e aqui em Arcas, com bastante relevância e valor etnológico.

Isto, no meu entendimento, quer dizer que as comunidades tinham essas festas e as perderam, notaram e continuam a notar que algo lhes faz falta.

Era uma festa muito importante, provavelmente mais importante que as próprias festas de verão.”

Mercadinho de Natal, animação de rua, jogos tradicionais, as galhofas dos Caretos das Arcas e o transporte e arremate do charolo, fogueira de Natal e queimada do esconjuro são alguns dos atrativos do cartaz do I Festival Galhofa, que vai contar ainda com as atuações dos Galandum Galundaina e os Xukalhos, no dia 22, e Zingarus e Dj Gaiteirinho, no dia 23.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário