Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Macedo de Cavaleiros: Fins-de-semana gastronómicos têm Azedo como estrela

 Fins-de-semana gastronómicos continuam no concelho transmontano. E a “estrela” que se segue é um “parente” XL e mais ácido da alheira, em destaque de 8 a 10 de dezembro nos restaurantes aderentes à iniciativa


Para os que perderam a Feira da Castanha de Corujas, e, também, para aqueles que não conseguiram agenda – ou disponibilidade digestiva – para provar a miríade de cogumelos disponíveis nas Jornadas Micológicas de Vale Pradinhos, pode ser que à terceira seja de vez, pois que no programa dos Fins-de-semana Gastronómicos de Macedo de Cavaleiros segue-se um dos produtos do fumeiro transmontano cada vez mais em destaque na cozinha regional e com potencial de expansão culinária: o Azedo.

A especialidade, semelhante à alheira (leva a massa desta, porém sem alho), mas maior e mais ácida no paladar, estará em destaque de 8 a 10 de dezembro em vários restaurantes aderentes aos Fins-de-semana Gastronómicos, promovidos pelo Município de Macedo de Cavaleiros e o Geopark Terras de Cavaleiros, de novembro a março de 2024.

Habitualmente servido com grelos de nabiça ou espigos de couve, o Azedo é um enchido fumado que está pouco a pouco a sair das mesas exclusivamente transmontanas para agradar às bocas de cada vez mais pessoas. Utiliza a tripa do intestino grosso do porco para receber, além de pão regional de trigo, carne da cabeça, barriga e entremeada de porco, azeite de Trás-os-Montes.

A especialidade ostenta o selo GeoFood, criado para vincular alimentação e território, sustentabilidade, sabor e turismo, e, assim, aproximar o consumidor da natureza, dos produtos locais e da sua origem e cultura.

Mas janeiro de 2024 não ficará atrás de dezembro no que aos prazeres gastronómicos diz respeito. De 12 a 14 do mês que dá arranque ao novo ano será a vez da Rota das Casulas e do Butelo, prato que combina um enchido feito com ossinhos do espinhaço e costela de porco com um feijão seco com casca que, depois de demolhado durante várias horas, é cozido juntamente com o enchido.

Já de 25 a 28 de janeiro será a vez do javali ser chamado à mesa, carne que unirá várias confeções típicas da região, com os restaurantes de Macedo de Cavaleiros a alavancar a Rota do Javali, caça nobre da região e do concelho, que o promove em conjunto com a Confraria do Javali.

Em fevereiro, o pretexto será diferente. Como que chamados pelos chocalhos dos Caretos de Podence, que pintam o Entrudo Chocalheiro, o Festival do Grelo assoma a Macedo de Cavaleiros, de 10 a 13 de fevereiro. Como é apanágio de um dos Carnavais mais genuínos de Portugal, a folia será mais do que muita e pedirá retemperamento de energias e alegrias… à mesa, claro. Com as delícias da cozinha tradicional transmontana.

Para encerrar o roteiro pelos produtos endógenos, março finalizará com o fim-de-semana do Cabrito à Mesa, de 29 a 31 de março. Mais uma oportunidade, como explica Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, para “criar aqui dinâmicas de turismo gastronómico, que representem uma mais-valia para os empresários do concelho”.

“Temos vindo a notar, cada vez mais, que muitas pessoas já vêm de longe, em algumas ocasiões em autocarros, incluindo de Espanha, para provar o que de melhor se faz na nossa cozinha”, conclui o presidente da autarquia.

Sem comentários:

Enviar um comentário