Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Produtores de alheira acreditam que vendas vão aumentar com a redução do IVA do produto para 13%

 Com a descida do IVA da alheira para 13%, os produtores acreditam que vão aumentar as vendas


A medida entra em vigor a partir de Janeiro, depois da proposta dos deputados socialistas eleitos pelo distrito ter sido aprovada na especialidade do Orçamento de Estado para 2024.

Desde 2012 que a alheira tinha o IVA  a 23%, mas a situação vai mudar a partir de Janeiro. Com esta redução de 10% para o consumidor, Tiago Ribeiro, proprietário das Alheiras Angelina, em Mirandela, acredita que as vendas vão aumentar, compensado as quebras que está a ter este ano devido à inflação. “Sem dúvida que vai alavancar o sector novamente das alheiras nesta altura em que a inflação está muito alta, vamos ter aqui uma alavancagem com toda a certeza”, frisou.  

Pedro Caldeira, da Topitéu – Alheiras de Mirandela, não esconde a satisfação pela aprovação desta medida. “Isto tem um significado muito importante para nós. A importância do IVA reduzir para os 13% é que todas as matérias-primas que compramos são a 6% e isto vai-nos ajudar em termos de cargas fiscais, vai potencializar a que o produto seja mais económico ainda”, referiu.

Para Pedro Taveira, vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Mirandela, o IVA da alheira baixar “é uma vitória para a associação” que tem vindo a trabalhar neste sentido, mas também “é uma vitória para o consumidor, que poderá ter um produto de qualidade e excelência a um preço mais económico”.

Rui Cepeda, o grão-mestre Da Confraria da Alheira, vê com agrado a redução do IVA, sobretudo pelo aspecto de “dinamização, defesa e publicidade do produto”.

A alheira é um enchido tradicional fumado, cujos principais ingredientes são a carne e a gordura de porco, a carne de aves, o pão de trigo, o azeite e a banha, condimentada com sal, alho e colorau doce e/ou picante.

O sector da alheira em Mirandela permite manter 700 postos de trabalho e gera 30 milhões de euros por ano.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves/Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário