Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Vimioso: Festival de Folclore animou a Feira de Artes, Ofícios e Sabores (FAOS)

 A XXII Feira das Artes, Ofícios e Sabores (FAOS), em Vimioso, encerrou no passado Domingo, dia 10 de dezembro, com a realização do X Festival de Folclore da Castanha, um evento cultural que animou a feira com as cantigas e danças dos ranchos de Vimioso, Ponte de Lima e São Salvador de Árvore (Vila do Conde).


Nesta X edição, o festival de folclore contou com a participação Rancho Folclórico de Vimioso, do Grupo Cultural e Recreativo de Ponte de Lima e do Rancho Folclórico de São Salvador de Árvore (Vila do Conde).

Na abertura do festival, o presidente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo, destacou uma vez mais o contributo do Rancho Folclórico local na preservação e divulgação dos cantares e danças locais.

“O Rancho Folclórico de Vimioso é o maior “embaixador” do concelho vimiosense, ao levar a cultura transmontana a tantos lugares do país e do estrangeiro e ao atrair a vinda a Vimioso, de outros grupos congéneres”, enalteceu.

Consciente da responsabilidade de representar o concelho, a presidente da Associação para o Desenvolvimento Cultural do Concelho de Vimioso (ADCCV), Elisabete Fidalgo, destacou que estes festivais de folclore são oportunidades de enriquecimento cultural.

“Ao visitar outras regiões e ao sermos visitados por outros grupos folclóricos, dá-se um encontro de pessoas e uma troca de culturas, a vários níveis: na música e instrumentos musicais, nas coreografias da dança e nos trajes típicos da cada região. E estes encontros também são oportunidades para aprender e evoluir como grupo tradicional”, explicou.

Fundado em 1996, o grupo Rancho Folclórico de Vimioso debate-se, segundo a presidente, Elisabete Fidalgo, com a dificuldade em integrar novas pessoas e sobretudos os mais jovens.

Após as atuações dos vários grupos, seguiu-se o concurso de Doçaria da Castanha, um evento integrado na Feira das Artes, Ofícios e Sabores (FAOS), com o objetivo de consciencializar a população para a importância da castanha na economia e gastronomia locais.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário