Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

segunda-feira, 1 de julho de 2024

Concurso público internacional para a instalação de Fibra ótica está a terminar

 O concurso da banda larga está a terminar, com a entrega das propostas. Desta forma, após a sua execução, vai permitir que algumas das zonas brancas, ou seja, territórios onde não existe cobertura de rede ou esta não revela a qualidade adequada, seja contemplada.


Esta foi uma das novidades que Hernâni Dias, Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território salientou no seu discurso, a propósito da abertura oficial da Feira de Pedro, em Macedo de Cavaleiros.

“Em primeiro lugar, neste caso em particular, estamos a falar num território do interior que tem vindo a ter muitos problemas no que concerne à parte comunicacional. O concurso está a terminar, com a entrega das propostas pelo que estamos em condições, ou estaremos em condições, brevemente, de termos aquilo que tanto ambicionamos, desde à tanto tempo, que é termos a capacidade de instalar de um sistema de comunicações, ajustado aquilo que são as necessidades dos territórios do interior. Até porque há muito tempo que se tem vindo a falar das autoestradas da comunicação, e finalmente, espero eu, até porque o processo vai ter a sua tramitação normal sob o ponto de vista legal, mas estamos numa fase que nos permite ter uma janela de esperança, para que brevemente isso venha acontecer.”

Para já ainda não datas, como explica:

“O concurso está praticamente a ser finalizado. Não sei qual é a data precisa. A entrega das propostas dos concorrentes. A partir dai, seguirá toda a sua tramitação legal, com a analise da propostas e o recebimento de reclamações, para depois haver uma adjudicação.”

Este será um projeto que vai abranger mais de 400 mil casas, em diversas regiões do interior, resultando na cobertura da totalidade do território continental até 2026/2027. 

Tem um custo de 425 milhões de euros – cerca de 150 milhões de euros dos Programas Regionais do Portugal 2030, sendo o restante proveniente de fundos nacionais.

A cerimónia de anúncio deste concurso internacional decorreu a 12 de dezembro, em Belmonte.

Escrito por Onda Livre

Sem comentários:

Enviar um comentário