Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Jovem Médica Veterinária Mirandelense troca as consultas por Hotel Canino e Felino

 Filipa Pires começou por exercer na sua área de formação - medicina veterinária - mas cedo se apercebeu da dificuldade crescente das pessoas da região que têm animais de estimação, em obter uma resposta de qualidade quando necessitam de deixar os seus fiéis amigos bem instalados (especialmente durante as férias) e sobretudo com alguém em quem possam depositar plena confiança.


Foi essa lacuna que a fez avançar para um novo projeto de vida: a criação de um hotel para cães e felinos. “Durante a minha prática de serviços veterinários, na clínica, vários clientes iam perguntando onde é que podiam deixar os animais e não tinha grandes referências aqui na zona para aconselhar, para deixarem os animais de uma maneira mais segura e de confiança”, conta Filipa.

Além disso, esta jovem médica veterinária também começou a interessar-se pela área de comportamento. “No fundo, ensinamos aos tutores como é que devem proceder com os cães em casa, de maneira a terem um cão equilibrado. Não só um senta, deita, dá a pata, pronto, isso também faz parte da educação básica, mas um cão ter controlo de impulsos, por exemplo, saber esperar quando é preciso, não saltar nas pessoas, não ladrar excessivamente, saber passear à trela, ensinar-lhes as dinâmicas, como é que devem agir no dia-a-dia, de maneira a implementar a rotina do cão na deles, para correr da melhor maneira, porque há pessoas que depois também têm umas vidas tão atarefadas, que acabam por não ter muito tempo para o animal”, refere.

Depois de tirar o curso da área comportamental, surgiu a oportunidade de criar este projeto. “Nomeadamente o hotel para cães e gatos, que era uma coisa que também não havia mesmo na região e incluir os serviços de treino de cães, treino básico e uma nova vertente do day care, que funciona como creche para cães, ou seja, os cães vêm passar o dia connosco, fazemos várias atividades com eles, onde os estimulamos a nível físico, mental, que é muito importante para o bem-estar dos cães, e chegam a casa super cansados e felizes”, conta.

Outro serviço que o Tua Pata presta é o pet-sitting. “As pessoas que não queiram deixar o animal connosco porque sofrem mais ao sair do seu ambiente, vamos também a casa da pessoa tratar do animal na sua ausência”, explica.

Filipa adianta que o princípio fundamental deste projeto é privilegiar acima de tudo a liberdade, o estímulo físico e mental diário. “São elementos essenciais à felicidade e bem-estar dos animais”, sublinha a mentora deste hotel canino e felino localizado em Mirandela, numa quinta de 4,5 hectares, junto ao nó da A4 (saída Mirandela/Valpaços). “Está aqui integrado na natureza, tem uma vista magnífica para a Serra dos Passos e é um local mesmo muito relaxante, tanto para nós que trabalhamos aqui, como para os cães conseguem usufruir ao máximo da natureza, que faz parte dos instintos básicos deles e aqui realmente eles conseguem explorar essa vertente ao máximo”, acrescenta.

O espaço dispõe de 3 parques individualizados para cães com zonas de brincadeiras e piscina no verão. Tem 12 boxes para cães (com zona interior e exterior) e 8 boxes com janela para gatos que também têm um jardim interior com relva e com árvore natural para relaxar e brincar. “Quando os animais ficam connosco, enviamos, diariamente, vídeos e fotografias pelo WhatsApp para as pessoas verem que eles estão bem e adoram ver que estão felizes, a brincar com os outros cães, a passear e ficam mesmo muito descansadas”, diz Filipa Pires que não esconde a enorme felicidade que sente em trabalhar esta área. “É aquilo que mais gosto, que é trabalhar com animais, com cães, sobretudo, e gatos, já assim o fazia em veterinária, agora é aliar a parte ótima de estar com animais, conviver com eles, diariamente, e estarem saudáveis. É perfeito, é gratificante”, afirma.

Para mais informações sobre o projeto deve consultar o site tuapata.pt e seguir as redes sociais: facebook e instagram.

Artigo escrito, por Fernando Pires (jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário