Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Estrada para a Sanábria com atraso de dois meses

 A requalificação da ligação entre Bragança e Puebla de Sanábria, em Espanha, está com um atraso de dois meses. Isso mesmo foi assumido ao Mensageiro pelo presidente da Câmara brigantina, Paulo Xavier.


“Do lado português, as coisas estão a andar. A dificuldade era com a variante a Rio de Onor, com o ponto de entrega da obra a Espanha. Foi feito um trabalho excelente.

De uma forma simples, eu e o presidente da Junta de Freguesia reunimos com os responsáveis do lado espanhol e, nesse mesmo dia, tivemos, pela primeira vez, a noção daquilo que Espanha está a fazer. Têm o projeto todo feito e estão mais adiantados do que nós”, disse Paulo Xavier.

No entanto, do lado português, o projeto deverá estar pronto no final do ano.

“Se tudo correr bem, em dezembro poderá ser aberto o procedimento concursal. Estamos com dois meses de atraso. Em fevereiro, no máximo março, contamos fazer a entrega da obra”, admitiu o autarca brigantino.

Neste momento, a dúvida prende-se com o local em que a via do lado português entroncará na parte espanhola.

“Tínhamos três possíveis pontos de encontro e estamos a tentar encontrar o melhor para todos”, explicou Paulo Xavier.

Seca preocupa por causa da produção de castanha

Entretanto, o presidente da Câmara de Bragança admitiu, também, alguma preocupação com a situação de seca na região e o impacto que isso terá na produção de castanha deste ano.

“Os produtores não estão a prever um bom ano de castanha. Haverá uma quebra muito grande na produção. A chuva não se fez sentir no tempo certo e produtores vão ter alguma dificuldade com isso”, frisou.

Por isso, pensa em preparar um relatório da situação para o fazer chegar ao Governo.

“Depois de termos um panorama geral é que poderemos fazer um relatório do que é concreto e das zonas mais afetadas, para fazermos chegar ao Ministério da Agricultura, que é quem poderá dar uma ajuda nesse aspeto”, concluiu Paulo Xavier.

AGR

1 comentário:

  1. Qualquer coisa não está muito clara nisto! “Do lado português, as coisas estão a andar. A dificuldade era com a variante a Rio de Onor, com o ponto de entrega da obra a Espanha. Foi feito um trabalho excelente". Não querendo colocar em causa a "excelência" do trabalho feito e porque segundo declarações de Paulo Xavier- "neste momento, a dúvida prende-se com o local em que a via do lado português entroncará na parte espanhola. Tínhamos três possíveis pontos de encontro e estamos a tentar encontrar o melhor para todos”. Se os espanhóis estão mais adiantados (não nos surpreenderá) porque razão ainda não se concertou essa ligação? Será assim tão difícil chegar a uma solução que não protele ainda mais a materialização da obra? Também me parece algo demagógica a expectativa de lançar concurso no mês em que se conclui o projecto (no final do ano) e ter a obra adjudicada em Fevereiro ou Março!... Seria bom demais, e talvez um milagre divino!... Só esperamos que para o ano, que é ocasião de eleições autárquicas, não estejamos na mesma situação, por razões que a razão desconhece!...

    ResponderEliminar