Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Vila Flor celebra Dia Mundial do Fado com homenagem a Amália Rodrigues

 O concelho de Vila Flor prepara-se para assinalar o Dia Mundial do Fado com o espetáculo “Alfama, uma história de Fado”, que terá lugar no próximo dia 16 de novembro. A homenagem inclui uma evocativa lembrança à rainha do fado, Amália Rodrigues, cuja influência transcende épocas e fronteiras, mesmo 25 anos após a sua morte.


Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO desde 2011, o fado é muitas vezes descrito como a canção da alma portuguesa, nascida da mistura de culturas e das dificuldades dos bairros pobres de Lisboa. O espetáculo “Alfama, uma história de Fado” procura trazer essa essência à região de Trás-os-Montes, ao combinar teatro, música e dança numa performance que promete emocionar.

Alfama, conhecido como o bairro mais tradicional e característico de Lisboa, será o palco figurado desta apresentação. O objetivo é transportar o público para as origens do fado, recriando a atmosfera das tabernas e bordéis onde o género nasceu, carregado de sentimentos de dor, saudade e superação. O fado, nascido da voz dos marginalizados, converteu-se no som que ecoa a identidade nacional, representado pela guitarra portuguesa e pela intensidade das letras cantadas, num ambiente de silêncio e introspeção.

Amália Rodrigues, figura incontornável e maior embaixadora do fado, será celebrada por ter levado a canção lusa aos quatro cantos do mundo. Com uma discografia de 170 discos e mais de 30 milhões de cópias vendidas em vida, Amália elevou o fado das típicas tabernas lisboetas para palcos internacionais, perpetuando o género e ampliando a sua audiência.

O espetáculo não só promete resgatar as memórias e satisfazer a nostalgia dos mais velhos, fervorosos apreciadores de fado, mas também proporcionar uma experiência única aos mais jovens. A iniciativa da Câmara Municipal de Vila Flor visa despertar o interesse e o reconhecimento pelo fado como património nacional e parte integral da história cultural portuguesa.

De acordo com a autarquia de Vila Flor, “Alfama, uma história de Fado” é, assim, uma oportunidade para todos conhecerem e sentirem a força desta canção que canta a alma do povo luso.

Jornalista: Lara Torrado

Sem comentários:

Enviar um comentário