Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Até domingo, o azedo é sugestão à mesa de 13 restaurantes do concelho de Macedo de Cavaleiros

 De 6 a 8 de dezembro, é tempo de provar o azedo, nos fins-de-semana gastronómicos, nos 13 restaurantes aderentes. Este é um enchido típico desta região, que tem uma caraterística especial, sendo muito similar à alheira, mas na sua confeção não leva alho.


Os seus ingredientes são tripa de intestino grosso de porco, pão de trigo, barriga e entremeada, como explica Benjamim Rodrigues, presidente da autarquia de Macedo de Cavaleiros:

O azedo, no fundo, é um enchido que utiliza a mesma massa das alheiras, mas não tem o alho. Obviamente, é saborosa igual, mas tem um sabor distinto e que conjuga muito bem com grelos. É um prato tradicional aqui na nossa região e muito procurado pelas pessoas que nos visitam. É já uma iguaria. As expectativas são muito boas.

Este prato é servido normalmente com grelos ou nabiças, também um produto endógeno muito apreciado nesta altura do ano. De destacar que diversos chefs de cozinha têm como objetivo de encontrar novas roupagens, na apresentação deste produto.

Estes fins-de-semana fazem parte da estratégia do município, em promover produtos locais, “que tem grande potencial de atração e que dinamiza outros setores económicos como o comércio e a hotelaria”, garante o autarca.

Trata-se do segundo fim-de-semana gastronómico de uma série de seis. O próximo fim-de-semana gastronómico vai promover as casulas e o butelo, também um prato típico de Trás-os-Montes e de inverno, de 10a 12 de janeiro. O butelo é um enchido feito com ossinhos do espinhaço e costela de porco, que costuma combinar com feijão seco com casca, que depois de demolhado várias horas, é cozido juntamente com o enchido, conferindo lhe um sabor único.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário