Os seus ingredientes são tripa de intestino grosso de porco, pão de trigo, barriga e entremeada, como explica Benjamim Rodrigues, presidente da autarquia de Macedo de Cavaleiros:
O azedo, no fundo, é um enchido que utiliza a mesma massa das alheiras, mas não tem o alho. Obviamente, é saborosa igual, mas tem um sabor distinto e que conjuga muito bem com grelos. É um prato tradicional aqui na nossa região e muito procurado pelas pessoas que nos visitam. É já uma iguaria. As expectativas são muito boas.
Este prato é servido normalmente com grelos ou nabiças, também um produto endógeno muito apreciado nesta altura do ano. De destacar que diversos chefs de cozinha têm como objetivo de encontrar novas roupagens, na apresentação deste produto.
Estes fins-de-semana fazem parte da estratégia do município, em promover produtos locais, “que tem grande potencial de atração e que dinamiza outros setores económicos como o comércio e a hotelaria”, garante o autarca.
Trata-se do segundo fim-de-semana gastronómico de uma série de seis. O próximo fim-de-semana gastronómico vai promover as casulas e o butelo, também um prato típico de Trás-os-Montes e de inverno, de 10a 12 de janeiro. O butelo é um enchido feito com ossinhos do espinhaço e costela de porco, que costuma combinar com feijão seco com casca, que depois de demolhado várias horas, é cozido juntamente com o enchido, conferindo lhe um sabor único.
Sem comentários:
Enviar um comentário