Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Movimento UIVO promove caminhada contra prospecção mineira na região

 Caminhada será feita entre Martim e Ousilhão


Está marcada, para amanhã, uma caminhada, para mostrar que a população está contra o possível licenciamento de prospecção mineira nos concelhos de Bragança e Vinhais. A caminhada, de nove quilómetros e meio, tem início na aldeia de Martim, no concelho de Bragança, e termina em Ousilhão, no concelho de Vinhais.

Sara Riso, do Movimento UIVO, promotor desta iniciativa, diz que é fundamental continuar a alertar as pessoas. “O território continua numa situação de risco relativamente a estes pedidos de pesquisa e prospecção, porque eles podem efectivamente avançar”.

A actividade pretende evidenciar o impacto que teria a mineração neste território. Sara Riso diz que se espera que a caminhada seja bastante participada. “Já muita gente mostrou vontade em participar. Isto é um encontro de pessoas que se sentem preocupadas e querem saber o que se está a passar no seu território”.

O movimento apartidário, constituído em 2020, que se opõe à exploração de minas no território, tem recebido vários pedidos de esclarecimento por parte da população.

A caminhada começa, às 9h30, em Martim e termina em Ousilhão. A ideia é mostrar descontentamento para com os pedidos de prospecção mineira em zonas inseridas no Parque Natural de Montesinho, Rede Natura 2000 e Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário