Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Matadouro de Mogadouro está com 40% da obra executada

 Instalações do matadouro, que criará seis a dez postos de trabalho, já estão de pé


As instalações do matadouro de Mogadouro já estão de pé. A obra há muito ambicionada pelo município vai custar três milhões de euros, totalmente financiados pela câmara. Esta infra-estrutura vai permitir criar entre seis a dez postos de trabalho. Neste momento, falta a empreitada interior e a instalação do equipamento, adianta o presidente da câmara, António Pimentel. “Tem a estrutura completa, praticamente, falta o equipamento e falta, digamos, o interior. O matadoro está com uma execução de cerca dos 40%. O prazo, penso que termina só em 2026, mas tem estado a andar muito bem”.

Durante anos, os três municípios do Planalto Mirandês lutaram para a construção de um matadouro conjunto, porém nunca chegaram a um consenso. António Pimentel lamenta que depois de terem avançado com o projecto, o município de Miranda do Douro também tenha decidido construir um matadouro. “Lamento muito que, após o concurso do nosso matadouro, alguém mais se lembre de voltar a fazer matadouros. Durante oito anos nunca ouvi falar de matadouro e durante 12 andei eu, com os três concelhos, à procura de sítio para o colocar e não se conseguiu chegar a acordo. Durante os oito anos que estive fora da câmara não ouvi uma palavra sobre o matadouro e só ouvi falar de outro matadouro depois de o de Mogadouro ter saído a concurso público”.

A construção do matadouro vai fazer parte do Orçamento Municipal de Mogadouro para 2025, que é de quase 30 milhões de euros. Estão ainda contempladas outras obras como a requalificação do bairro São José, da Avenida Sabor e do gimnodesportivo. No entanto, António Pimentel destaca a grande aposta do município em apoios sociais. “Desde manter apoio às amas, na creche ou infantário, às fichas escolares, manter o apoio à universidade, à natalidade, assim como aos agricultores, portanto a sanidade a 100%, a criação de emprego, continuando a apoiar com 5 mil euros propostos de trabalho, com o contrato sem termo e os custos da segurança social, durante 48 meses, assim como vamos subsidiar agora, também com o orçamento de 2025, as amas sociais”.

Quanto à taxa de IRS, o município decidiu devolver aos munícipes 2,5%. Já o valor do IMI, será de 0,8% para os prédios rústicos e de 0,3% para os prédios urbanos.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário