Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Estudantes do IPB apresentam soluções para os vários problemas apontados por associações de Miranda do Douro

 Desde 2016 que o politécnico desenvolve projetos de Inovação Baseada em Desafios


A lã da raça Churra Galega Mirandesa pode servir de isolamento térmico nas habitações. A ideia parte de um grupo de alunos do Instituto Politécnico de Bragança depois de terem sido desafiados a arranjar uma solução para a quantidade de lã que os produtos não estão a conseguir vender. Luísa Pacheco, do curso de Engenharia Ambiental, garante que a lã é um bom isolante e é também mais económico.

“Tem eficácia, a lã pode ser usada entre as paredes sem precisar lavar necessariamente. E é basicamente isso que a gente está tentando trazer, uma solução que não precisa usar todas as etapas que antigamente precisavam para poder usar a lã e ser algo mais sustentável e melhor e benéfico para o meio ambiente. Basicamente, como eles não usam a lã, eles estão perdendo dinheiro. Então, se eles começam a usar, eles estão ganhando dinheiro e acaba sendo econômico”, explicou.

A ideia foi desenvolvida no âmbito do projeto WE- Inovação Baseada em Desafios do IPB. Há já duas empresas interessadas em comprar a ideia.

Esta foi apenas uma das cinco soluções apresentadas pelos alunos para os vários problemas apontados por associações de Miranda do Douro. Para a promoção do burro mirandês, outro grupo de estudantes defendeu a criação de um evento e de uma página no TikTok.

Os 20 alunos envolvidos estiveram durante a semana passada no Centro Zootécnico de Malhadas, Miranda do Douro. O projeto já começou em outubro do ano passado e culminou com a apresentação das soluções, na passada sexta-feira, explica Vera Lebres, coordenadora do projeto.

“O que nós fazemos é, mediante os desafios que foram identificados por esses agentes locais, criar equipas de alunos com competências e perfis complementares para que ao longo do semestre trabalhem em torno de desenhar, co-desenhar com os parceiros uma solução para esses desafios”, disse.

No total foram apresentadas cinco ideias, relacionadas com os bovinos mirandeses, língua e música mirandesa. O objetivo é que todas sejam implementadas. Cada uma vai ser financiada em mil euros pelo IPB. O restante será o município de Miranda do Douro a financiar, disse o vice-presidente, Nuno Rodrigues, acrescentando que “O município está aberto a investir e ajudar a investir os nossos jovens nestes projetos”.

Agora o IPB quer alargar esta iniciativa a outros concelhos da região. Desde 2016 que o politécnico desenvolve projetos de Inovação Baseada em Desafios.

Escrito por Brigantia 
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário