A quadragésima quinta edição foi apresentada ontem e vai receber ainda mais 20 produtores de fumeiro, confecionado com porcos de raça bísara, de outros concelhos da região.
Para o presidente do município é um dado muito positivo contar-se, nesta edição, com mais quatro produtores de Vinhais. Luís Fernandes considera que os apoios que a câmara tem dado, como oferecer porcos para criar, abate gratuito no matadouro e ajudas na sanidade animal, ajudam a impulsionar o setor. “Felizmente a procura é maior do que a oferta e as várias toneladas que vão para a feira e aquilo que é de realçar é haver mais quatro produtores do concelho, o que significa que vai haver também mais quantidade. São casais jovens que se dedicam agora à produção de fumeiro”, adiantou.
Maria de Jesus, proprietária da cozinha regional onde a feira foi apresentada, em Seixas, cria porcos há vários anos e participa na feira há 25. Este ano matou 11 animais para fazer fumeiro e admite que as ajudas da câmara são preciosas. “Oferece os animais e dá outros apoios, que é importante. Não está fácil para criar os animais e assim com apoio da câmara é uma ajuda”, vincou.
No total, a câmara gasta, anualmente, mais de 60 mil euros com estes apoios aos produtores de fumeiro. Ainda no que toca a números, segundo o presidente, a quadragésima quinta edição da feira, que decorre entre 6 e 9 de fevereiro, custa 450 mil euros.
Em relação ao fumeiro, a procura é maior que a oferta e, desde que a TasteAtlas considerou, pelo segundo ano consecutivo, a alheira de Vinhais como o melhor enchido do mundo, as vendas têm disparado ainda mais.
A Feira do Fumeiro celebra 45 anos e recebe, este ano, Ana Moura, Tony Carreira e Kura. Contará com venda de enchidos e de outros produtos regionais e com as habituais jornadas técnicas do porco bísaro, o concurso de melhor salpicão e, pela primeira vez, da melhor chouriça de carne.
Sem comentários:
Enviar um comentário