Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

V Congresso de Trás-os-Montes e Alto Douro promete debater os desafios que a região

 Mirandela, Peso da Régua e Lamego recebem de amanhã a 26 deste mês o V Congresso de Trás-os-Montes e Alto Douro.


Uma iniciativa que tem este ano como mote “Unir as pessoas que vivem no território” e é organizada pela Casa de Trás os Montes e Alto douro e pelas autarquias de Mirandela, Peso da Régua e Lamego.

José Manuel Gonçalves, presidente da Câmara de Peso da Régua, refere que este congresso pretende debater os desafios que a região enfrenta, sendo um fórum de reflexão:

Um congresso que será decorrer em várias cidades diferentes. O primeiro dia, decorrerá em Mirandela, que é na sexta-feira. No sábado decorre em Peso da Régua. E no domingo terá a sua sessão em Lamego.

Pretende-se com este fórum debater as temáticas e os desafios da região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Nós estamos em mudança. Há desafios do ponto de vista climático, da sustentabilidade ambiental. Há desafios daquilo que tem de ter a estruturação desta região. Sobretudo a desertificação que o país tem sofrido e as assimetrias entre o litoral e o interior. Portanto há um conjunto de desafios que este congresso pretende trazer à ribalta. E que pretende criar fóruns de reflexão para que possamos preparar e projetar o futuro de toda esta região.

No segundo dia de trabalhos estará o Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida. O presidente de Câmara de Peso da Régua vai aproveitar para lembrar ao Governo a necessidade de serem criadas “políticas mais efetivas para tratar diferente o que é diferente”:

Tem de haver uma reflexão para aquilo que são as políticas nacionais e ele que tem a pasta da coesão, tem uma responsabilidade acrescida para que de uma vez por todas, que nós sentimos que se começam a esbater as assimetrias entre o litoral e o interior.

O Congresso, aberto ao público, vai debater temas como a Regionalização, o potencial de Trás-os-Montes na captação de negócios nacionais e internacionais, o papel do Ensino Superior na transformação da região, Património como motivo de identificação transmontana, entre outros.

Para além de mesas redondas este congresso vai contar ainda com a apresentação de livros.

O primeiro Congresso de Trás os Montes e Alto Douro foi realizado em 1920.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Universidade FM)

Sem comentários:

Enviar um comentário