Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

ESTUDO PORTUGUÊS SOBRE PRÓPOLIS CONQUISTA PRÉMIO INTERNACIONAL NA DINAMARCA

 Um estudo português sobre o própolis, conduzido por Sandra Barbosa, doutoranda no programa Agrichains das universidades do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), foi distinguido com o Prémio de Melhor Póster de Estudante no congresso mundial de apicultura Apimondia, realizado na Dinamarca.


A investigação destacou a evolução notável da produção de própolis em Portugal, que passou de uma atividade praticamente inexistente para um setor estruturado, com mais de 200 produtores e exportações anuais de cerca de duas toneladas para mercados como a Alemanha, Coreia do Sul, Croácia, Espanha e França.

Para Sandra Barbosa, este reconhecimento reflete “anos de trabalho junto dos apicultores, mostrando que é possível produzir própolis de qualidade e criar valor nos territórios rurais”. A investigadora sublinha ainda que o prémio é “também deles, pois acreditaram neste projeto desde o início”.

O estudo integra um consórcio que reúne as universidades do Minho, Aveiro e UTAD, além de centros de investigação e empresas do setor apícola. Um dos resultados práticos dessa colaboração é o desenvolvimento de produtos cosméticos à base de própolis recolhido no Parque Natural de Montesinho, em Bragança.

Conhecido como a “cola das abelhas”, o própolis é uma resina natural produzida pelas abelhas para proteger as colmeias. O seu uso tem vindo a crescer nas indústrias farmacêutica, cosmética, de higiene e suplementos alimentares, graças às suas propriedades antimicrobianas, antioxidantes e anti-inflamatórias.

Durante muitos anos, este subproduto era descartado pelos apicultores, sem valor comercial. Contudo, ações de sensibilização e valorização promovidas em Portugal têm transformado o panorama, incentivando a recolha e comercialização responsável do própolis.

A crescente aposta neste produto natural está a contribuir para a sustentabilidade do mundo rural, a proteção da biodiversidade e a redução do desperdício e do uso de pesticidas, consolidando Portugal como um referente emergente na produção de própolis de alta qualidade.

Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR

Sem comentários:

Enviar um comentário