Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Município de Bragança quer reorganizar serviços e criar um novo Gabinete de Apoio às Freguesias e Desenvolvimento Rural

 O executivo de Isabel Ferreira quer reorganizar os Serviços Municipais para reforçar a eficiência interna, modernizar a organização e responder às necessidades da população.


O município de Bragança criou uma proposta para reorganizar os Serviços Municipais, com destaque para a criação de um Gabinete de Apoio às Freguesias e Desenvolvimento Rural.

A presidente da Câmara Municipal de Bragança, Isabel Ferreira, partilhou, ontem, as principais alterações que pretende fazer nos Serviços Municipais. Segundo a autarca mantêm-se os três departamentos municipais em vigor, com ligeiras alterações nas suas designações e competências, mas a reorganização proposta introduz mudanças como a criação de novas unidades orgânicas, como a Direção Municipal de Administração Geral e o Gabinete de Apoio às Freguesias e Desenvolvimento Rural. “É uma das alterações importantes que é uma nova estrutura orgânica nuclear de uma direção municipal, que irá garantir a articulação entre o Executivo e os departamentos e também estes gabinetes e estas divisões supradepartamentais. Adicionalmente, também será criado um Gabinete de Apoio às Freguesias e ao Desenvolvimento Rural para aproximar o município das nossas freguesias, que têm uma dimensão rural preponderante e por isso precisam desse gabinete de apoio”.

A autarca explicou que esta era uma necessidade, não só do novo executivo, mas também já identificada no anterior. Foca-se em três pilares: reforçar a eficiência interna, modernizar a organização e responder às necessidades da população.

“Primeiro, uma vontade política convergente de vários executivos, no sentido de todos reconhecermos esta urgência de modernizar a estrutura dos serviços municipais, para que eles estejam mais alinhados com as prioridades nacionais e europeias. O segundo fator é a vontade dos próprios trabalhadores, que foi manifestada através dos dirigentes que nos fizeram chegar os seus contributos, que resultam da prática do dia-a-dia e de lidar com os processos e procedimentos Em terceiro lugar, as evidências técnicas. Havia um estudo especializado, que foi contratado ainda no executivo anterior, que resultou de uma análise aprofundada sobre dinâmicas e boas práticas em diferentes municípios”.

A proposta apresenta também a reestruturação das unidades existentes. Mas de acordo com Isabel Ferreira, há novas unidades supradepartamentais, de modo a garantir maior coerência e uniformidade dos procedimentos. São as áreas de contratação pública, Informática/Transformação Digital e Jurídica. “Trazermos para fora dos departamentos, ou seja, numa organização transversal e supradepartamental, os serviços que têm que servir todos os departamentos. Falo da contratação pública, da informática e dos serviços jurídicos”, apontou.

Além das questões administrativas, os restantes departamentos e divisões são reorganizadas segundo os pilares do desenvolvimento regional: “Ambiente e Território”, “Pessoas e Sociedade” e “Economia e Emprego”.

A proposta vai ser apresentada na próxima Assembleia Municipal.

Notícia a desenvolver na próxima edição do Jornal Nordeste

Escrito por Rádio Brigantia
Jornalista: Rita Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário