Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Nem a chuva intensa impediu a IV Festa da Azeitona em Chacim

 A tradição voltou a cumprir-se este fim de semana em Chacim, no concelho de Macedo de Cavaleiros, onde decorreu a 4.ª Festa da Azeitona. Apesar da chuva intensa, a população não deixou de homenagear uma das culturas mais importantes da região transmontana, numa celebração que recorda as raízes e os gestos de quem, durante gerações, viveu da apanha manual da azeitona.


Entre os vários expositores presentes, muitos mostraram produtos confecionados de forma tradicional:

A feira contou com sete expositores e várias atividades, mas nem todas se puderam realizar devido ao mau tempo. A presidente da Junta de Freguesia de Chacim, Andreia Eugénio, explica que a chuva obrigou ao cancelamento da caminhada, mas não impediu o reencontro com as tradições:

Depois da caminhada cancelada no sábado, este domingo realizou-se a recriação da apanha tradicional da azeitona, com lonas, varas, cânticos e muita participação da comunidade, num gesto simbólico que pretende manter vivas as práticas das gerações anteriores. Para a autarca, o balanço é positivo e a festa é para continuar.

Também presente em Chacim esteve o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Sérgio Borges, que valorizou a importância de preservar estas tradições que fazem parte da identidade local:

A festa terminou com convívio, partilha e a certeza de que, mesmo com chuva, a tradição da azeitona em Chacim continua viva e a unir a comunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário