Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Palaçoulo acolhe primeira edição do Caramonium Fest

 O objetivo do festival, que decorre dia 15 de novembro, é valorizar a cultural e tradições locais dinamizando a aldeia.


Magusto, Tanoaria e Caramonos vão estar em destaque em Palaçoulo, no concelho de  Miranda do Douro.

No dia 15 de Novembro a aldeia mais industrializada de Portugal inaugura o Caramonium Fest. Uma fusão entre o passado e o presente da cultura local num único festival que promete dinamizar a freguesia do planalto, como explica Pedro Ferreira da Caramonico – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Palaçoulo. “Aproveitando, uma vez que é a aldeia mais industrializada do país, eu acho que também devemos dinamizar a freguesia e é o que estamos a tentar fazer com o primeiro festival. Tentar chamar mais gente e tentar dar a conhecer a todo Portugal e Espanha, a aldeia. Toda a gente está um bocadinho receosa, por ser a primeira edição, mas as pessoas puseram o trabalho e o empenho. Esperemos que corra bem. E era uma coisa que nós gostaríamos, claro, de continuar e que crescesse, eventualmente”, disse.

A ideia surgiu da vontade de valorizar e dar visibilidade à indústria da aldeia, mas não só. “A ideia surgiu com o magusto, o São Martinho. Palaçoulo é a maior aldeia industrializada do país e ainda há duas grandes empresas de tanoaria. E então surgiu a projeção do pipo, também para representar um bocadinho a nossa aldeia e a indústria que a nossa aldeia tem. E depois da tanoaria vem a história do caramunico que é o que nos define, como os do Porto são tripeiros, os de Lisboa, Lisboetas, os de Palaçoulo são os caramunicos. Que têm a ver com uma tradição antiga. Basicamente o festival remonta e refere um bocadinho a tudo isso”, explicou.

Apanha de cogumelos, um showcooking e atuações dos gaiteiros. Pedro Ferreira garante que animação e música não vão faltar.

O Caramonium Fest decorre, pela primeira vez, dia 15 de novembro, em Palaçoulo, no concelho de Miranda do Douro.

Escrito por Rádio Brigantia.
Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário