Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 16 de novembro de 2025

Universidade de Coimbra investiga relação e efeitos dos espaços verdes e azuis nos habitantes da cidade

 Projeto centra-se em Coimbra e pretende “contribuir para o desenvolvimento de áreas urbanas que reforcem a proximidade com a natureza e a biodiversidade, e melhorem a qualidade de vida das pessoas”.

Foto: Helena Geraldes/Wilder

O novo projeto foi batizado de BLINC – Melhores espaços verdes e azuis para cidades mais saudáveis e equitativas e está a ser desenvolvido por uma equipa de investigadores, com o objetivo de “perceber a relação das pessoas com o espaço verde urbano e de que forma diferentes sítios influenciam o bem-estar da população”, anunciou a Universidade de Coimbra (UC). Enquanto que os espaços verdes incluem jardins, matas e parques urbanos, entre outros, os espaços azuis dizem respeito a áreas de água naturais ou artificiais, como zonas com lagos e rios, por exemplo.

“Sabemos que os espaços verdes e azuis urbanos – como os parques – podem ser elementos centrais das paisagens urbanas, com um papel crucial na promoção do bem-estar e da saúde das populações. No entanto, não sabemos em que medida este impacto varia entre espaços e esse é um aspeto que pretendemos estudar neste projeto: ou seja, perceber quais os lugares que mais contribuem para o bem-estar da população”, explica Ricardo Almendra, que é professor na Faculdade de Letras da UC e investigador do CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento.

Equipa de investigadores do novo projeto BLINK. Foto: Universidade de Coimbra

A equipa vai também avaliar a biodiversidade que está presente nos diferentes espaços verdes e azuis da cidade “e de que modo a sua perceção influencia um usufruto regular e se esse usufruto se traduz em saúde e bem-estar”, acrescenta Anabela Marisa Azul, que é investigadora no Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC.

Ricardo Almendra sublinha que este trabalho pretende “contribuir para o planeamento integrado de infraestruturas e espaços naturalizados em ambiente urbano, que promovam melhor qualidade de vida e estilos de vida mais sustentáveis”. Assim, para compreenderem como é que os cidadãos se relacionam com os espaços verdes urbanos em Coimbra, estes cientistas estão atualmente a desenvolver várias atividades com a população. 

Para já, em novembro, têm lugar duas iniciativas. Esta terça-feira, dia 18, decorre um BioBlitz de Cogumelos, durante o qual “os participantes terão oportunidade de identificar cogumelos, abordar aspetos ecológicos, culturais, científicos sobre os fungos, e relacionar essas perceções com o modo como habitualmente desfrutam do espaço em que estarão a desenvolver esta atividade”, explica Anabela Marisa Azul. A atividade vai decorrer no Jardim da Sereia, a partir das 9h30. É dirigida a toda comunidade, sendo necessária inscrição prévia.

A segunda atividade vai realizar-se também em novembro e “pretende medir os impactos da utilização de espaços verdes nos níveis de stress da população jovem que os utiliza”, adianta Ricardo Almendra. Para tal, em colaboração com a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC, vai ser realizada a medição de padrões de movimento e stress, através de amostras de saliva de pessoas que utilizem espaços verdes e azuis em Coimbra, como a Mata Nacional do Choupal e o Parque Verde do Mondego. Podem participar na atividade pessoas com 18 a 30 anos de idade, sem diagnóstico prévio de doenças cardiovasculares, respiratórias, metabólicas ou neuropsiquiátricas, e com capacidade para realizar uma caminhada. É necessária inscrição prévia.  

A equipa de investigação do BLINC integra especialistas da Universidade de Coimbra das áreas de geografia, ecologia, arquitetura paisagística, biologia, bioquímica, medicina, políticas públicas e ciências do desporto. 

O projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do Concurso de Projetos Exploratórios em Todos os Domínios Científicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário