Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira, Rui Rendeiro Sousa e Jorge Oliveira Novo.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Alfândega da Fé está entre os concelhos portugueses onde a procura por habitação aumentou no último ano

 Neste concelho, o valor médio dos imóveis anunciados desceu cerca de 23,5%, passando de 85 mil para 65 mil euros


Alfândega da Fé está entre os concelhos portugueses onde a procura por habitação mais cresceu no último ano. O aumento registado é superior a 120%.

Segundo dados do portal imobiliário Imovirtual, Alfândega da Fé surge em destaque no mapa da procura imobiliária nacional, que revela uma inversão nas dinâmicas tradicionais do mercado, com o interior a ganhar peso face aos grandes centros urbanos.

Entre 2024 e 2025, Alfândega da Fé registou um crescimento de 123,3% na procura por compra de habitação, posicionando-se como o segundo concelho do país com maior aumento, apenas atrás de Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda. Este crescimento contrasta com a tendência de retração verificada em concelhos historicamente mais procurados, como Lisboa, Porto, Cascais ou Vila Nova de Gaia.

Além do aumento da procura, Alfândega da Fé registou também uma correção significativa nos preços médios da oferta. O valor médio dos imóveis anunciados desceu cerca de 23,5%, passando de 85 mil para 65 mil euros, tornando o concelho ainda mais atrativo para quem procura comprar casa a preços mais acessíveis.

O caso de Alfândega da Fé insere-se numa tendência mais ampla que está a redesenhar o mapa imobiliário nacional. Dados do Imovirtual mostram que vários concelhos do interior e fora dos grandes eixos urbanos registaram crescimentos muito expressivos da procura. Vila Nova de Foz Côa lidera a lista, com um aumento de 135,3%, seguindo-se, depois de Alfândega da Fé, Sernancelhe, com mais de 106%, Murça, com cerca de 92%, e Aljezur, com mais de 83%.

Já os grandes centros urbanos registaram uma quebra da procura. Lisboa apresentou uma redução de mais de 13% e o Porto de 4. A descida foi ainda mais acentuada em concelhos como Vila Nova de Gaia, Cascais e Sintra, onde a procura caiu entre 14 e 35%. Esta retração é associada, sobretudo, aos preços elevados praticados nestes mercados.

Escrito por rádio Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário